Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

À ESPERA DE VOOS: Passageiros passam (muito) calor e comerciantes criticam climatização

Problema maior de calor é na praça da alimentação onde passageiros aguardam embarque

05 de Setembro de 2019 as 08h 00min

Passageiros passam calor na praça da alimentação, onde aguardam embarque – Foto: RDNews

DA REPORTAGEM

 

Comerciantes e passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, reclamam que o ar condicionado não funciona na praça de alimentação. A falta de refrigeração tem afastado clientes dos quiosques e desagradado passageiros. “É insuportável”, reclama o empresário Fabiano Gomes, que tem uma choperia no terminal aéreo.

Por conta da refrigeração problemática, o Marechal Rondon ocupa a 17º posição no índice de conforto térmico entre os 20 principais aeroportos do país, segundo pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, feita no segundo trimestre deste ano. No geral, somando com outros quesitos, o Marechal Rondon aparece no 16º na pesquisa que mede a satisfação dos usuários.

Fabiano diz que é questionado frequentemente por passageiros com calor. “Ninguém quer ficar lá. Pessoas reclamam que está muito ruim e quente”, detalha.

Ele conta que, no térreo onde se faz o check-in e no salão de embarque, a refrigeração funciona. Mas o mesmo não acontece na praça de alimentação – onde os passageiros costumam esperar antes do embarque. Por conta do calor, o empresário fecha mais cedo, por volta das 7h e não está conseguindo ficar mais lá. “Não dou conta mesmo”, enfatiza.

Já o publicitário Vanderson Yanashita, 26 anos, afirmou que estava quente no aeroporto no geral – e não somente na praça da alimentação. Ele passou duas vezes pelo Marechal Rondon em agosto para ir a São Paulo e, em ambas, afirmou que sentiu desconforto.

Na primeira, há cerca de duas semanas, Vanderson ia viajar a negócios. Eles iam embarcar logo após o almoço e foram ao aeroporto na expectativa que estivesse mais refrigerado. "Todo mundo reclamou que estava quente", disse.

Já na segunda vez, o publicitário chegou por volta das 8h e, por conta do tempo seco e altas temperaturas, o Marechal Rondon já está quente. "Não era aquele quente tipo abafado, mas por causa do calor da cidade e não tivesse (nenhum aparelho) ligado. Nem ventilador", comenta.

Em dezembro de 2016, o Governo do Estado chegou a injetar cerca de R$ 5 milhões para instalar um novo sistema refrigeração no aeroporto. Com tecnologia norte-americana e tida como de “ponta”, o aparelho prometia atender uma área de 15 mil metros quadrados. O ar condicionado fazia parte do conjunto das obras da Copa de Futebol de 2014.

 

INFRAERO

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que os aparelhos de ar condicionado na praça de alimentação funcionam normalmente. “A temperatura média do local está dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vale destacar que a Infraero monitora constantemente o funcionamento do sistema de climatização e a temperatura do terminal cuiabano para garantir o conforto térmico dos passageiros e usuários”, informa em nota.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024