Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

ÁGUA BOA: Dois novos focos de raiva bovina são identificados

Sete animais já morreram pela doença

25 de Março de 2021 as 11h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Dois novos focos de raiva bovina foram identificados em Água Boa. Um deles na região conhecida como “Visão” e outro no Vau dos Gaúchos, na divisa com o Projeto de Assentamento Jaraguá. Nos dois casos somados, sete animais vieram a óbito pela doença. A informação é da Regional do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) em Água Boa.

O último foco da doença no município foi registrado há uma semana, quando nove bezerros de uma mesma propriedade localizada entre o PA Jaraguá e a região da Visão morreram pela doença. Os dois novos focos registrados nesta semana apontam que em uma propriedade, próxima aos focos anteriores, dois equinos morreram pela doença. O proprietário tem o hábito de manter o rebanho sempre vacinado contra a zoonose, mas não havia realizado a vacinação dos equinos.

No segundo foco identificado nesta semana, no Vau dos Gaúchos, em uma propriedade afastada dos outros focos, três bovinos e dois equinos morreram. A vacinação dos animais contra a doença não teria sido realizada no caso. O Médico Veterinário do Indea, Francisco Souto, diz que os novos focos causam preocupação, já que o raio de alcance da doença está aumentando.

A incidência de focos longe um dos outros demonstra que o morcego transmissor da doença circula em várias regiões. O Instituto salienta que, com os novos focos, todas as propriedades dentro do PA Jaraguá e da região do Vau dos Gaúchos devem vacinar contra a raiva todas as espécies susceptíveis. A revacinação deve ocorrer após 30 dias e o produtor deve apresentar Nota Fiscal das vacinas ao Indea.

Veja Mais

Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024