Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

ÁGUA BOA: Produtor de tomate relata prejuízos com forte calor

Tomateiros atuais estão castigados pelo calor

09 de Outubro de 2020 as 05h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Uma área plantada com tomateiros, do produtor Manoel Moreno de Mello, em uma região de chácaras em Água Boa, vem sofrendo com o calor, que está causando prejuízos. Manoel ficou conhecido no Médio Araguaia depois que fez um apelo para vender tomate no mercado local e regional. No mês de junho, ele estava na iminência de perder cerca de 15 mil kg do fruto, por falta de mercado.

Em julho, quando o mercado regional abriu as portas, uma traça atingiu os tomateiros, acabando precocemente com a produção. A saída encontrada pelo produtor, foi migrar com a plantação de tomate para outra área distante. Manoel recomeçou o projeto, construindo o viveiro de produção, investindo cerca de R$ 4 mil entre palanques de cerca Teca, arame e encanamentos para a irrigação dos tomateiros.

O produtor, na nova empreitada, plantou 900 mudas de tomate Justyne e 600 mudas da qualidade BRS Nagai. Ele esperava produzir até 13 kg de frutas por pé. Contudo, o calor se instalou e apesar da irrigação por gotejamento, ocorreu o abortamento de muitas flores. No final da safra, Mello diz que deve render apenas 4 kg de tomate por pé.

Assim, o produtor estima que a safra não passará de seis semanas de aproveitamento, em função do prolongado período de forte calor. Os cerca de 6 mil kg de tomate que devem ser colhidos, devem ser ofertados no mercado local.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024