Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

166 milhões de animais já foram vacinados contra a aftosa no Brasil

Dados parciais foram divulgados pelo Ministério da Agricultura

27 de Setembro de 2020 as 16h 40min

O Brasil já imunizou 166 milhões de animais contra a febre aftosa. Os dados são parciais e foram divulgados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Do total de estados, 23 praticam a vacinação e 18 já enviaram informações. Os valores mostram uma cobertura vacinal de 97,81%.

Em 2019, na campanha de maio, foram vacinados 196 milhões de bovinos e bubalinos, cobrindo 98,08% do total. De acordo com o Departamento de Saúde Animal do Ministério, a pequena redução da cobertura vacinal era esperada, como reflexo direto da pandemia, que atrapalhou a logística da vacinação.

Em razão da pandemia, a primeira fase foi prorrogada em 30 dias para todos os estados, alcançando uma duração de 60 dias para a sua execução. Na maioria dos estados do Nordeste, a etapa teve o seu início adiado para o mês de junho, buscando melhorar a organização e divulgar as orientações aos produtores em relação aos cuidados com o coronavírus.

Os estados do Paraná, Acre e Rondônia, e regiões do sul do Amazonas e do noroeste do Mato Grosso tiveram a última vacinação contra a doença em 2019. No momento, estão cumprindo o prazo para reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal.

O Rio Grande do Sul, que realizou a sua última imunização em março deste ano, também está cumprindo prazo para o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Já o estado de Santa Catarina, desde 2007,  é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação. 

A segunda etapa de campanha de vacinação contra aftosa começa em novembro.

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024