Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

46 ANOS: Diário prepara especial para aniversário de Sinop

Pesquisa do professor Tiago Alinor traz levantamento histórico sobre aspectos sociais do município

12 de Agosto de 2020 as 10h 00min

Foto: Divulgação

JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

jrgsinop@hotmail.com

 

Até a próximo dia 14 de setembro, data em que Sinop comemora 46 anos de fundação, o Diário do Estado MT programou, sempre às quartas-feiras, a publicação de um especial contando a história da jovem cidade. A pesquisa foi desenvolvida pelo professor de história, Dr. Tiago Alinor Hoissa Benfica.

“Eu nasci no Norte de Mato Grosso, morei um tempo em Sinop, fui estudar fora e retornei, encontrando uma cidade completamente diferente. E quando você lê a história, fica curioso a ponto de querer entender todo o processo. Essa história, porém, muitas vezes é contada somente pelo viés do pioneiro, que seleciona o que realmente quer que conste, enquanto algumas coisas são omitidas”, explica Alinor.

Cuiabá e outras regiões têm cursos voltados à pesquisa história, enquanto o levantamento histórico em Sinop é feito através dos relatos de quem viveu. Dessa forma, o objetivo de Alinor foi produzir conteúdo didático para ministrar nas aulas de História.

“Falar sobre Sinop tem a ver com o conhecimento do passado que gera identificação com o local. Depois que comecei a me aprofundar no estudo, comecei a gostar mais de Sinop, ver como está alicerçado seu desenvolvimento perante as demais cidades. O estudo histórico gera apelo ao local, um sentimento de pertencimento e, ao mesmo tempo, cobrança por justiça social”, completa.

Como visto no brasão da cidade, verifica-se a presença dos anos de 1974 e 1979. Vale destacar que a data de fundação, em 14 de setembro de 1974, é feriado municipal, enquanto 17 de dezembro de 1979 marca a emancipação político-administrativa de Sinop em relação a Chapada dos Guimarães.

“É a nossa forma de homenagear a cidade, trazendo neste mês de agosto e no início de setembro um levantamento sobre o começo da cidade, seu desenvolvimento e crescimento, até chegar nos dias atuais, um município em franca expansão e potencial no agronegócio, serviços, educação e saúde”, destaca o professor e jornalista Clemerson Mendes.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024