Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

ABASTECENDO: Mato Grosso tem o preço do etanol mais atrativo do país

Estado mantém a melhor relação do preço do etanol com a gasolina, conforme dados da ANP

06 de Fevereiro de 2020 as 08h 30min

DA REPORTAGEM

 

Mato Grosso continua sendo o estado em que mais vale a pena usar o etanol para abastecer. O valor médio do combustível na semana passada correspondeu a 64,57% do valor médio da gasolina, mesmo com as oscilações mais recentes observadas no mercado. A análise é do presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco.

“O mercado convenciona que, para ser considerado atrativo, o etanol deve corresponder a até 70% do valor da gasolina. Na média brasileira, esse percentual foi superado, mas em Mato Grosso a relação continua sendo vantajosa para o consumidor final”, explica Nolasco.

Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) referentes à semana de 12 a 18 de janeiro indicam que o valor médio no Brasil do etanol hidratado chegou a R$ 3,241 – superando a barreira dos 70% pela primeira vez desde abril de 2018.

Dentre as capitais com maior consumo de etanol, Cuiabá continua tendo o preço mais atrativo. Mesmo com uma pequena alta de 1,69% de uma semana para a outra, a comparação do preço do etanol com a gasolina ficou em 64,57%, a melhor entre São Paulo (69,74%), Curitiba (74,83%), Goiânia (70,58%), Rio de Janeiro (85,12%) e Belo Horizonte (68,68%).

“Não bastasse ser uma opção mais acessível de combustível para o consumidor final, o etanol é a alternativa mais sustentável e ambientalmente correta para se abastecer. A emissão de gases de efeito estufa durante a produção de etanol de milho, por exemplo, é de 71% a 100% inferior ao volume emitido quando se produz gasolina”, cita o presidente.

Os percentuais foram mensurados em estudo de 2018 realizado pela Agroícone e pela Iniciativa para o Uso da Terra (Input), que tomou como referência uma indústria autônoma de etanol de milho com capacidade de produção anual de 500 milhões de litros.

Nolasco destaca também o caráter inclusivo do etanol de milho produzido em Mato Grosso. "Estamos falando de um negócio local, que fomenta a economia regional, com arrecadação de impostos e geração de emprego e renda. Além de um valor mais competitivo na bomba se comparado com a gasolina, o etanol é mais sustentável e tem impactos sociais. É a melhor alternativa", afirma.

Ele cita como exemplo a projeção de geração direta e indireta de 8,5 mil empregos somente nos anos de instalação de uma fábrica similar à analisada no estudo AgroÍcone/Input. Quando entra em operação, esse volume de postos de trabalho se amplia para mais 4,5 mil empregos ao ano.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024