Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

AEROPORTO DE SORRISO: Secretário busca agilidade no projeto de recuperação da pista de pouso e certificação

Além de possibilitar o recebimento de aeronaves de maior porte, os serviços irão ampliar a segurança das operações

09 de Março de 2020 as 06h 20min

Foto: Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Claúdio Drusina, esteve em Brasília na última sexta-feira (6), onde cumpriu agenda no Ministério da Infraestrutura e na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na capital nacional, o secretário acompanhou o andamento do projeto de reforço e recuperação da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de aeronaves do Aeroporto Regional Adolino Bedin e a cerificação da unidade.

“No mês passado uma equipe da ANAC esteve em Sorriso para a realização de uma vistoria no aeroporto. Agora viemos verificar os apontamentos existentes e, para nossa surpresa, houve ressalva apenas para a questão técnica da pista. Já havíamos apresentado para a equipe da ANAC o projeto de revitalização e, com base nessa vistoria, em breve teremos nossa certificação definitiva”, comemora Drusina.       

No Ministério da Infraestrutura, o secretário buscou informações sobre o projeto de reforço e recuperação da pista. “Viemos pedir mais agilidade na aprovação do projeto para que possamos iniciar o processo licitatório o quanto antes. O termo de fomento que prevê os recursos para a execução das obras já está na Secretaria de Aviação Civil – SAC e aguardamos os trâmites legais para podermos fazer a licitação”, explica.

Assim que forem executadas as obras de recuperação e reforço, o aeroporto de Sorriso poderá receber aeronaves como Embraer 190, 195 e similares. Para isso, a Prefeitura Municipal e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) celebraram um termo de compromisso para a realização de obras de reforço e recuperação da pista de pouso e decolagem (PPD 05/23), taxiway e pátio de aeronaves do Aeroporto Regional Adolino Bedin no valor de obra é de R$ 8.090.983,95 (oito milhões, noventa mil e novecentos e oitenta e três reais e noventa e cinco centavos), que será totalmente repassado pelo Minfra ao município.

Além de possibilitar o recebimento de aeronaves de maior porte, os serviços irão ampliar a segurança das operações hoje realizadas e também a vida útil do pavimento que poderá ser de até 20 anos. As obras serão executadas de acordo com o projeto de revitalização, recuperação e sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens elaborado pela Infraero e entregue ao município em 8 de novembro de 2019.

Imagens

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024