Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

AGILIDADE: MT está apto a realizar exames de coronavírus

A medida é importante porque descentraliza o diagnóstico

21 de Março de 2020 as 11h 00min

Foto: Tchélo Figueiredo

DA REPORTAGEM

 

O Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen) está apto a realizar exames para o coronavírus (Covid-19), parte dos esforços do Ministério da Saúde no enfrentamento à doença. A medida é importante porque descentraliza o diagnóstico do coronavírus e agiliza os resultados. Agora, os testes que poderiam levar sete dias ou mais para obterem respostas, dependendo da região, serão confirmados em no máximo 72 horas.

“O tempo de resposta é bem menor. A partir do momento que começamos a fazer as análises aqui, os resultados podem sair bem mais rápidos. Dependendo da demanda, o resultado pode sair até em um prazo mais curto a 72 horas”, explica Elaine de Oliveira, diretora do Laboratório Central de Mato Grosso.

É importante ressaltar que o Lacen só realizará os testes em casos já monitorados, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. “Somente as pessoas que se encaixarem na definição de caso previsto pelo ministério da saúde podem fazer o teste”, adianta Elaine.

Só esta semana, 96 testes chegaram ao laboratório. Estima-se que semana que vem, outros 96 cheguem.

Entre os dias 17 e 18 deste mês, no Instituto Evandro Chagas, organizada e controlada pelo Ministério da Saúde, a capacitação para realização dos testes para coronavírus em Cuiabá foi direcionada a um único profissional, o técnico responsável pelo setor de infectologia.

“A capacitação para trabalhar com o kit do coronavírus agora está sendo repassada pelo técnico para os demais membros do setor. Uma única pessoa foi o suficiente para ser capacitada e repassar o conhecimento aos demais profissionais, uma recomendação do próprio Ministério da Saúde”, afirma a diretora do Lacen.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024