Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

AGRONEGÓCIO: Alta dos grãos impacta no setor de aves e suínos

Setor de aves e suínos sente impactos

22 de Outubro de 2020 as 05h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A valorização dos grãos no mercado internacional aumentou os custos de produção para os avicultores e suinocultores do sul do país. A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) defende a retirada das tarifas de importação dos grãos para continuar produzindo e entregando ao mercado produtos acessíveis ao consumidor.

Jean Marcelo Fontana é suinocultor em Charrua/RS, tem duas granjas e a produção, de 800 leitões por mês, é entregue para a Cooperalfa, em Chapecó. O criador explica a preocupação com os altos preços do milho e do farelo de soja. “Esse ano foi um ano bastante atípico, apesar do preço pago ao produtor ter subido, mas o custo também subiu muito. Está impactando muito em virtude de que hoje está falando em milho, na casa de R$ 70 e farelo de soja, passando de R$ 2.400 a tonelada. Isso realmente provoca um aumento muito grande nos nossos custos de produção”, disse.

Os custos mensais de produção, calculados pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, tiveram uma forte elevação nos últimos meses. Produzir suínos no Rio Grande do Sul, por exemplo, ficou mais caro do que em Santa Catarina, tudo em função dos aumentos do milho e do farelo de soja.

Para o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador, o ano de 2020 ficará marcado pelos altos custos de produção, além do desafio de abastecimento tanto de milho, como de soja. O cenário é ainda mais desafiador no estado em razão da estiagem que reduziu a colheita dos grãos de verão.

“Nós tivemos quebras de produção, tanto no milho, como na soja. Isso fez com que nós tivéssemos uma menor oferta de milho, elevando os preços, significativamente, mesmo com a grande safra de milho do Centro-Oeste. Isso tudo em função da questão da exportação, a questão cambial, que tem favorecido muito a exportação”.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024