Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

AINDA DO DIA DELAS: Florestas tropicais: MT, único com mulher à frente do Meio Ambiente

Metade dos cargos de alto escalão da Sema é ocupado por mulheres

10 de Março de 2020 as 14h 38min

Foto: Christiano Antonucci

DA REPORTAGEM

 

As florestas tropicais estão no centro da discussão global no enfrentamento às mudanças climáticas. Esses biomas são grandes responsáveis por estocar gás carbônico, contribuindo para a manutenção do clima. Dentre 39 jurisdições de 11 países que abrigam florestas tropicais, Mato Grosso é o único Estado a ter uma mulher chefiando o órgão responsável pela conservação da floresta.

Sendo a única liderança regional feminina dentro do quadro da Força Tarefa dos Governadores para o Clima (GCF Task Force), a advogada Mauren Lazzaretti, secretária de Estado de Meio Ambiente, também é a única mulher a chefiar o órgão ambiental na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.

Na diretoria da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), Mauren e Márcia Telles, diretora-geral do Instuto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, são as únicas mulheres. Mauren responde pela vice-presidência, enquanto Márcia é primeira secretária. 

A frente do órgão, Mauren é responsável por liderar um time de 721 servidores, distribuídos em 10 muncípios de Mato Grosso, na missão de implementar políticas públicas ambientais no terceiro maior Estado do País e que ainda possui a singularidade de abrigar três importantes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Além de Mauren, mais duas mulheres compõem o time da alta liderança da Sema, indicando que 50% do alto escalão da Pasta é composto por mulheres. A agrônoma Lilian Santos está à frente da Adjunta de Licenciamento e Recursos Hídricos e é servidora da Sema há cerca de 20 anos. Já a administradora Luciane Berttinato, comanda a Adjunta de Gestão Ambiental, é produtora rural e já foi secretária de Meio Ambiente em Lucas do Rio Verde e Sinop.

Veja Mais

Após assassinatos, empresária ri e aponta arma para câmera

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 08h 02min


Inauguradas ciclovias e pistas de caminhada em duas avenidas em Nova Mutum

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 07h 02min


Juiz condena empresário, Santos e CBF por falhas em jogo na Arena Pantanal

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 06h 01min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024