Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

ALERTA: Dengue aumenta 128% no estado

Dados são das últimas seis semanas; Sinop apresenta alto risco de contaminação da doença

19 de Fevereiro de 2020 as 07h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

De janeiro até a primeira semana de fevereiro, Mato Grosso notificou 3.926 casos de dengue, o que representa um aumento de 128% se comparado ao mesmo período de 2019, quando ocorreram 1.722 registros da doença. Com uma incidência de 117,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o estado apresenta risco médio de uma epidemia de dengue. Desde o início deste ano, pelo menos duas pessoas morreram com suspeitas da doença.

Uma das vítimas fatais foi registrada nesta semana. Trata-se de um homem, 36 anos, que estava internado desde o último domingo (9) no Hospital Regional de Rondonópolis. Ele estava com suspeita de dengue hemorrágica e não resistiu a três paradas cardíacas. Já uma mulher de 28 anos, moradora de União do Sul, morreu no fim de janeiro passado, no Hospital Regional de Sinop.

Aliás, com alto risco para dengue, Sinop iniciou as primeiras seis semanas de 2020 com uma incidência de 439,4 casos para 100 mil indivíduos. Em 2019, no mesmo espaço de tempo, essa taxa era de 136,2/100 mil habitantes. Em Rondonópolis, a prevalência é de 78,7/100 mil pessoas, em Cuiabá de 8,0/100 mil e, em Várzea Grande de 3,6/100 mil habitantes.

Os dados constam em boletim epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT). Porém, as mortes registradas ou investigadas até o momento não foram contabilizadas. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) explicou que o boletim de dengue é produzido pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do órgão estadual com base em dados oficiais extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é alimentado de maneira online pelos 141 municípios de Mato Grosso. “No entanto, alguns municípios do estado não têm digitado no Sinan os casos notificados de dengue de suas cidades, o que impacta nos números reais do boletim confeccionado pela Ses-MT”, esclareceu.

O órgão estadual pontuou ainda que a dengue é uma doença de notificação compulsória, conforme estabelece a Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 4, de 28 de setembro de 2017. “Com base nisso, os municípios já foram orientados a comunicarem, em até 24 horas, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Ses-MT sobre os casos sob suspeita de dengue com sinais de alerta, dengue grave e óbitos em decorrência da dengue para acompanhamento e auxílio na conduta e conclusão dos casos”, destacou.

Reforçou também tem buscado uma resolutiva para esta situação juntamente com os municípios. “Entretanto, é importante destacar que os municípios precisam cumprir com as diretrizes da portaria do Ministério da Saúde para que os números reais de notificação de dengue apareçam no boletim epidemiológico da Ses-MT”, disse.

O avanço da dengue já era esperado por causa da mudança, no último ano, do sorotipo predominante do vírus em circulação, o qual passou a ser o tipo 2. Em nível nacional, a última vez que esse sorotipo havia circulado com mais força foi em 2008, o que indica a possibilidade de que haja mais pessoas suscetíveis à doença.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024