Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

ALERTA; Ministro da Saúde confirma primeiro caso suspeito do coronavírus no Brasil

Estudante de 22 anos está em observação em BH

29 de Janeiro de 2020 as 07h 00min

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

DA REPORTAGEM

COM AGÊNCIA BRASIL

 

O Ministério da Saúde confirmou ontem (28) o primeiro caso suspeito de coronavírus no país e elevou o nível de atenção para alerta de perigo iminente para a presença do vírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação.

"O que muda é o grau de vigilância nessa fase. Aumenta a nossa vigilância de portos e aeroportos, triagem de pacientes, o uso de determinado equipamentos de proteção, mas o nosso foco principal nesta fase é a vigilância”, disse Mandetta, em entrevista coletiva para falar sobre as medidas tomadas pelo governo para evitar a entrada do vírus no país.

“Nessa fase a gente tem um olhar com muito mais atenção para dentro do país, para identificar se o vírus está circulando em território nacional, e outro [olhar] muito presente em informações técnicas e científicas a respeito do comportamento do vírus”, disse Mandetta.

Depois que o caso suspeito de coronavírus foi identificado em Minas Gerais, o Ministério da Saúde subiu o nível de vigilância no Brasil. Saiu do nível 1, considerado de alerta, para o nível 2, de risco iminente do vírus chegar ao país. Caso seja confirmada a doença na paciente em Minas, o nível sobe para 3, que é o de situação de emergência em Saúde Pública.

O aumento do nível de vigilância no Brasil ocorreu um dia após a Organização Mundial da Saúde mudar de moderado para alto o grau de risco de epidemia global do coronavírus. Mas o motivo para o Ministério aumentar o nível de vigilância foi o caso suspeito em Minas Gerais, como explicou o secretário de vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

“Nós estávamos, até ontem, no nível 1, que é de alerta, onde tínhamos casos acontecendo em outros países. Na medida em que nós identificamos o primeiro caso que se enquadrou na definição estabelecida pelo protocolo em alinhamento com a Organização Mundial da Saúde, nós estamos entrando agora no nível 2, de perigo iminente. E a partir do primeiro caso confirmado, declaramos emergência de saúde pública de importância nacional, em alinhamento com a OMS”.

Entre outras mudanças, a pasta agora considera suspeita qualquer pessoa que apresente febre ou problemas respiratórios 14 dias após visitar qualquer local da China, e não apenas a província de Wuhan, o epicentro da epidemia.

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, ressalta que a definição dos níveis é um protocolo internacional. “Nós não somos uma ilha, estamos em um mundo globalizado. As pessoas vão e vêm, as mercadorias têm trânsito. E a gente precisa estar atento. Não é motivo nenhum, nesse momento, para a gente ter qualquer tipo de pânico, temos um sistema de vigilância reconhecidamente robusto”.

 

 

Veja Mais

Grupo Piccin aposta na inovação para otimizar eficiência

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 12h 03min


Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


FIT Pantanal 2024 ajudará a impulsionar turismo em MT

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 09h 58min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024