Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

ALERTA: Saúde da mulher como prioridade

Até julho 200 mulheres grávidas morreram

26 de Agosto de 2020 as 13h 04min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

No Brasil até julho aconteceram mais de 200 mortes de grávidas e puérperas por Covid-19 e 1,8 mil notificações da doença nesse grupo de mulheres. Números que estão entre os mais altos do mundo, conforme identificou estudo feito por um grupo de obstetras e enfermeiras de 12 universidades e instituições públicas, como Fiocruz, USP, Unesp e Unicamp.

Os dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica de Gripe (Sivep-Gripe) mostraram também que 22,6% das mulheres que vieram a óbito no país não tiveram acesso a um leito de UTI. Esse retrato reflete não só as falhas de acesso e de assistência do sistema de saúde, mas problemas socioeconômicos e estigmas que afetam esse grupo.

“Como médico, sei que os índices de mortalidade materna são fundamentais para avaliar a qualidade da saúde de uma nação, pois o início da vida deve ser muito bem acompanhado desde o pré-natal. Mas o coronavírus expôs que os recursos hoje são insuficientes, o atendimento desarticulado e o acesso da mulher é difícil, frágil, principalmente em municípios do interior”, disse o deputado Dr. Gimenez.

Em Mato Grosso, a Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa vive um momento histórico. Tem quatro parlamentares médicos e um servidor da saúde que vêm trabalhando ininterruptamente no enfrentamento à pandemia: analisando dados da evolução da doença, cobrando investimentos e ações do governo, acompanhando e fiscalizando obras.

“Foram realocados ainda da instituição R$ 30 milhões para a saúde estadual. Além disso, cada um dos deputados vem trabalhando em sua região para oferecer suporte às prefeituras na árdua missão de salvar vidas. É importante frisar que nosso estado tem dimensão continental, 141 municípios e as grandes distâncias dificultam o acesso à saúde”, concluiu o parlamentar.

 

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024