Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

ALFABETIZAÇÃO: MEC prorroga adesão ao programa Tempo de Aprender até 31 de agosto

Programa é voltado para aperfeiçoamento, apoio e valorização de professores e gestores escolares nas práticas de alfabetização

05 de Agosto de 2020 as 06h 00min

Foto: Agência Brasil

Estados e municípios têm até o dia 31 de agosto para manifestar interesse em aderir ao programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). A adesão pode ser realizada no site alfabetizacao.mec.gov.br. Os secretários e dirigentes de educação devem preencher um formulário com informações, como CPF e e-mail. A iniciativa é voltada para o aperfeiçoamento de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Mais de 3.800 estados e municípios já aderiram ao Tempo de Aprender, lançado no dia 18 de fevereiro pela Secretaria de Alfabetização do MEC. Construído com base na Política Nacional de Alfabetização, o programa é direcionado à aplicação de práticas baseadas em evidências científicas nacionais e estrangeiras que deram certo.

A iniciativa traça um plano estratégico para corrigir a rota das políticas públicas de alfabetização no País. “Estamos muito contentes com o número de adesões ao Programa; número que representa 60% dos estados e municípios brasileiros. Decidimos ampliar ainda mais o prazo devido ao momento pelo qual passamos, proporcionando assim a secretários e dirigentes uma oportunidade para se manifestarem sobre esse que é um dos programas mais robustos do Governo Federal”, afirma Carlos Nadalim, Secretário de Alfabetização, do Ministério da Educação.

A secretaria tem promovido reuniões regulares em um Grupo de Trabalho no qual lideranças representando as redes estaduais, municipais e distrital de educação, participam da elaboração de normativos importantes para o programa. O  Tempo de Aprender conta com quatro eixos, para dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional.

Uma das iniciativas do Programa, o Curso de Formação em Práticas de Alfabetização, já conta com mais de 240 mil inscritos e 2,8 milhões de acesso. O curso é on-line e gratuito e pode ser feito por professores, pais, responsáveis e demais interessados. 

 

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024