Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

ALGODÃO: Baixa demanda pode levar à redução de área na safra

Colheita das lavouras avança lentamente

20 de Julho de 2020 as 10h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Há cerca de um mês os agricultores davam início – timidamente – à colheita do algodão em Mato Grosso. Eram os primeiros registros de uma jornada que só deve começar a ganhar ritmo a partir do fim de julho e início de agosto. De lá pará cá, como o previsto, os trabalhos pouco avançaram. Até aqui, apenas 2,24% da área cultivada foram colhidos, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O índice é inferior ao registrado nesta mesma época do ano passado (3,54%) e também é menor que a média das últimas cinco safras para o período (5,43%). Apesar de “lenta” a evolução da colheita não preocupa, já que decorre de um plantio “mais tardio” das lavouras, em função da falta de chuvas naquele momento.

O que deixa os produtores apreensivos, no entanto, é o atual cenário da cotonicultura. A demanda mundial pela pluma está retraída e tende a permanecer abaixo do “habitual” na próxima safra. O resultado disso, claro, é a desvalorização do produto. Presidente da Abrapa, Milton Garbúgio diz que “os preços atuais estão nos menores patamares da história”, o que reforça a insegurança quanto aos investimentos na próxima safra. “Ainda não temos estimativas fechadas. Mas hoje, muitos agricultores falam em reduzir entre 10% e 15% da área destinada ao algodão”, comenta.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024