Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

ALGODÃO: MT já colheu quase 40% das lavouras

Com intensificação dos trabalhos nas últimas semanas, colheita da pluma está mais rápida

07 de Agosto de 2020 as 09h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A semana começou com céu azul e movimentação intensa na Fazenda Beira-Rio, em Campo Verde. É época de colher o algodão, que nesta safra ocupou 1,2 mil hectares na propriedade. Pelo menos 35% já foram colhidos, segundo Alexandre Lopes, consultor técnico da área. “O pessoal tem aproveitado o máximo que pode para poder avançar na colheita. A colheita aqui em Campo Verde está a todo vapor, aqui é uma área extensa de algodão, então não pode perder tempo né”, comenta.

O ritmo do trabalho na fazenda retrata o atual cenário no estado. Até agora 39,8% das lavouras foram colhidos. Área que supera a que estava colhida no ano passado e também média das últimas cinco safras para o período, conforme acompanhamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Mais do que esta agilidade, no entanto, o que tem deixado os agricultores orgulhosos é a qualidade da pluma que sai do campo. “Esse ano foi um ano que a gente julga um ano bom para o algodão, um ano em que a chuva ocorreu de maneira normal, apesar de ter tido alguns veranicos durante o ciclo. E o resultado é bom, o algodão está bom, a qualidade também está boa”, confirma Lopes, que também é agricultor e cotonicultor na região.

Nesta safra, Mato grosso deve produzir cerca de 2 milhões de toneladas de pluma, um recorde. Pouco menos de oitenta por cento já foram negociados, segundo o Imea. A preocupação agora é com o restante da produção. Hoje a arroba da pluma disponível vale cerca de R$ 89 no estado, preço considerado baixo pelos agricultores.

“A gente julga que estes valores, diante de um custo de produção elevado como é o do algodão, eles não enquadram né. Como eu disse antes, nós estamos tendo a sinalização de que será um ano de boa produtividade. Esse algodão que já foi ‘usinado’ é de uma qualidade também que se considera boa, mas os preços praticados são ruins. Então o setor entende que isso pode ser um complicador para esse ano”, conclui Alexandre Lopes.

Veja Mais

Comitiva vai aos EUA para imersão sobre as técnicas e inovações de irrigação

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 11h 51min


Senado aprova isenção de IR para quem ganha até 2 salários mínimos

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 10h 49min


Público da Norte Show pode ir ao Shopping Sinop e acompanhar shows ao vivo

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 09h 45min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024