Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

ALGODÃO Plantio deve ser 10,6% menor

Safra 2020/2021 teve redução

06 de Janeiro de 2021 as 05h 31min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Mato Grosso, maior produtor de algodão do país, deve semear 1,01 milhão de hectares da pluma em 2020/21. O recuo na área deve ser de 10,6%, de acordo com Marcel Durigon, pesquisador do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“O algodão teve momentos bem distintos este ano. Primeiro sofreu muito com a Covid-19, com o mercado muito afetado. Os preços Ice Futures, que balizam os preços do algodão no mundo todo, despencaram em março, abril e maio. Isso fez com que o produtor desanimasse um pouco para safra 20/21”, comenta Durigon.

Além disso, o impacto da estiagem na safra de soja pode afetar o desempenho dos algodoais segundo o agricultor Cristiano Botam, que prevê queda de produtividade em relação a anos anteriores. O produtor deve reduzir em 11% a área destinada ao cultivo da pluma.

O produtor mato-grossense José Arlan, também deve reduzir a área plantada nesta safra, cerca de 800 hectares a menos. Ele tomou a decisão após uma revisão de planejamento do plantio da safra feita em julho.

“Um dos motivos é o preço na época do algodão estar muito baixo. O custo estava alto inviabilizando o plantio. Além disso, nós tínhamos uma previsão do atraso das chuvas de setembro e outubro. Com isso iríamos atrasar o plantio da soja e consequentemente o do algodão, sabemos que o algodão tem uma janela curta de plantio. Aproveitamos que o preço do milho estava muito bom na época e resolvemos substituir o plantio do algodão safrinha por milho safrinha, onde temos uma janela maior de plantio com risco menor e assim ficou viável devido ao preço do milho”, comenta Arlan.

Com redução da área e estimativa de uma produtividade até 7% menor, a produção da pluma deve encolher quase 17% no estado, ficando em pouco mais de um 1,777 milhão de toneladas. Segundo o Imea, apesar da fase crítica causada pela Covid-19 no primeiro semestre, a segunda metade do ano foi marcada pelos níveis recordes de preço do algodão, que alcançou média anual de R$ 95,68 a arroba, alta de 14,7% na comparação com 2019.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024