Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: Mais 50 municípios aderem ao sistema de segurança alimentar

Ao todo, 418 cidades brasileiras integram sistema, que visa garantir o direito à alimentação adequada

17 de Julho de 2020 as 09h 30min

Foto: Ministério da Cidadania

Cinquenta municípios de seis estados brasileiros aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que tem entre os objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional nos municípios. Atualmente, 418 cidades das cinco regiões do País integram o sistema. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 10. 

Ao optar por participar do Sisan, os municípios passam a ter benefícios como a voz ativa na articulação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada, pontuação adicional para desenvolver programas e ações em parceria com o Governo Federal, através de repasse de recursos.

Os municípios ainda recebem apoio técnico e político para a execução e aperfeiçoamento da gestão do sistema, bem como acesso a ações de educação permanente, formação e capacitação de gestores, profissionais e integrantes da sociedade civil, em especial, conselheiros dos fóruns de SAN. Todos estados e o Distrito Federal já fizeram a sua adesão ao Sisan.

Segundo Viviane Dutra, diretora do Departamento de Estruturação de Equipamentos Públicos da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, “há um esforço para a ampliação do número de municípios participando deste sistema por conta dos benefícios envolvidos para diminuição da insegurança alimentar grave por meio da promoção da alimentação adequada e saudável. Nós apoiamos a implantação do sistema, que reúne diversos setores do governo e da sociedade, com o propósito de promover, em todo o território nacional, o Direito Humano à Alimentação Adequada”.

Sisan

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um sistema público de governança legalmente instituído pela Lei no 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). Reúne diversos setores do governo e da sociedade com o propósito de promover, em todo o território nacional, o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

 

Veja Mais

Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Humor e solidariedade vão fazer parte do leilão da APAE Marcelândia

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 11h 35min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024