Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

ALIVIADO TCE aprova por unanimidade contas de Taques de 2018

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), aprovou na última terça-feira (6), por decisão unânime, as contas do ex-governador Pedro Taques (PSDB), referentes ao ano de 2018.

08 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Ex-governador fez sustentação oral de sua defesa – Foto: José Medeiros

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), aprovou na última terça-feira (6), por decisão unânime, as contas do ex-governador Pedro Taques (PSDB), referentes ao ano de 2018.

Apesar da aprovação, o Ministério Público de Contas havia apontando ao todo, 30 irregularidades nas contas de Taques, dessas, nove foram retiradas pelo conselheiro interino e relator do caso, Isaias Lopes da Cunha. Restaram então 21 irregularidades a serem analisadas e delas seis foram apontadas como gravidade reduzida, sendo justificada pelo relator como “atos atípicos de gestão”.

Durante a sessão que durou mais de cinco horas, o ex-governador esteve presente e fez a sustentação oral de sua defesa, em determinado momento Taques afirmou que sua gestão foi diretamente prejudicada pela situação política e econômica vivida naquele momento. “Não consegui fazer tudo. Concretizar os meus sonhos. Errei em algumas coisas. Vivemos momentos difíceis a partir de 2015. Momentos econômicos mais graves que a crise de 1929. Não vim chorar o leite derramado. A história tem que ser interpretada de acordo com o seu momento histórico. Governar é ter prioridades, mas como ter prioridades sem dinheiro? Como se escolhe políticas públicas quando cada opção importa uma renúncia?", indagou Taques.

Depois da aprovação com ressalvas das contas, o TCE decidiu enviar mais de 40 recomendações ao atual governador, Mauro Mendes (DEM). Entre elas está a redução de 20% das despesas cargos comissionados e de confiança. As despesas com pessoal do Poder Executivo, no exercício de 2018, foram executadas em 57,89% da Receita Corrente Líquida. Número bem acima do limite máximo estabelecido LRF, de 49%. O rombo nas contas do Governo em 2018 deixado por Taques foi de R$ 1,22 bilhão.

A decisão do TCE vai servir de parâmetro para a aprovação definitiva das contas que ocorrerá na Assembleia Legislativa.

Veja Mais

Nova linha de graneleiros é destaque na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 08h 26min


Pivô de alta performance para irrigação será apresentado pela primeira vez na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 07h 26min


Animais fora da pista é preocupação constante da Via Brasil BR-163

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 06h 30min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024