Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

ALTA DE 50%: Número de jogadores com Covid-19 já soma 341 desde o início do ano

Quantidade de atletas infectados na Série A teve aumento significativo em novembro

28 de Novembro de 2020 as 15h 00min

Pituca, do Santos, passa por teste de Covid-19; volante contraiu o vírus — Foto: Ivan Storti

DA REPORTAGEM

 

Os clubes da Série A têm enfrentado um adversário invisível e que tem impactado diretamente nas escalações dos times a cada partida: o novo coronavírus. Desde a retomada do futebol, as equipes brasileiras passaram a seguir uma série de protocolos e recomendações para voltar com as atividades, mas isso não impediu que os atletas evitassem a contaminação pelo vírus.

Vale destacar ainda que nem todos os clubes anunciaram todos os casos positivos no elenco. Feita a ressalva, os clubes da Série A já acumulam 341 casos divulgados desde o início das testagens, realizadas a partir de maio e junho.

Comparou-se os casos de Covid-19 nos elencos da Série A com a média móvel de infectados no país, com base em dados do Ministério da Saúde. O que se pode observar é que o número de positivos no futebol acompanha o cenário no Brasil. Vale fazer uma outra ressalva: houve um grande número de casos divulgados em maio e junho. Porém, os clubes relataram que muitos jogadores já estavam recuperados da Covid-19, sem determinar exatamente quando tiveram a doença. Logo, a concentração de casos em maio e junho não reflete 100% a realidade da cronologia dos infectados neste período.

De acordo com o Imperial College, de Londres, no Reino Unido, a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para esta semana no Brasil é a maior desde maio. O relatório mostra que o índice está em 1,30. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130 pessoas.

Esta transmissão em alta no país também teve reflexo direto no futebol brasileiro. Em outubro, o número acumulado de casos positivos era de 227. Em novembro, houve um aumento de 50%, com 114 novos casos divulgados neste mês até o momento.

O presidente da Comissão de Médicos da CBF, Jorge Pagura, disse que foi feito um comunicado aos clubes para reforçar a necessidade de seguir o protocolo ao notar um aumento de casos no país no começo de novembro. “Nós reiteramos que fôssemos muito rígidos com a aplicação do protocolo porque enquanto não tem vacina nós só temos uma arma, que é obedecer ao protocolo. Nós prevenimos, não fomos pegos de surpresa. O que foi pego um pouco de surpresa é que clubes que vinham com muito controle de repente tiveram um surto.

Nas últimas semanas, houve surtos de casos no Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Palmeiras e Santos. Outros clubes, como Goiás, Flamengo, Fluminense e Vasco também tiveram contágios grandes em intervalos curto de tempo.

De acordo com estudo divulgado pela CBF, não há evidências de que a transmissão tenha ocorrido dentro de campo. Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Alberto Chebabo, o problema é todo o ambiente que envolve o futebol.

“Eu concordo com o Pagura quando ele fala que a contaminação não se dá dentro do campo. Mas a atividade de futebol não acontece só dentro do campo. A atividade de futebol envolve treinos, viagens e hotel. Vai ter esse risco. A transmissão, em sua maioria, ocorre dentro do clube. A gente viu surtos ocorrendo dentro do clube. É óbvio que para ter transmissão dentro do clube, alguém se infectou fora para trazer o vírus para lá. Então, o jogador ou a própria comissão técnica estão expostos em todos os ambientes”.

Entre os 341 casos positivos para Covid-19 divulgados nos times da Série A em 2020, Vasco, Flamengo, Corinthians, Goiás e Palmeiras foram as equipes mais impactadas com desfalques nas partidas por causa do vírus. Só o Cruz-Maltino teve, até o momento, 43 atletas infectados. Ou seja, quase todos do elenco já testaram positivo alguma vez.

No confronto da última quinta-feira contra o Defensa y Justicia, o Vasco não teve 10 jogadores à disposição por causa da Covid. Outro clube carioca que teve muitos problemas foi o Flamengo, que chegou a pedir adiamento do jogo contra o Palmeiras no fim de setembro por causa do número grande de desfalques para o confronto da rodada 12.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024