Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

ALTA FLORESTA - Arara-canindé pousa em ciclistas

Ave surpreendeu duas ciclistas no sábado, em uma estrada na zona rural

23 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Arara surpreendeu ciclistas em Alta Floresta — Foto: Arquivo pessoal

DA REPORTAGEM - G1-MT

 

Uma arara-canindé surpreendeu duas ciclistas em Alta Floresta. Patrícia Morais Santos e Carine Andrade estavam pedalando em uma estrada de terra, no último sábado (10), quando a ave pousou no ombro delas alternadamente e bicou os capacetes que elas usavam. A interação da ave com as ciclistas durou cerca de uma hora. O que surpreendeu ainda mais foi a insistência do animal, segundo elas.

Patrícia, que é gerente geral em um hotel, disse que antes de surpreendê-las, a arara tinha sobrevoado baixo entre elas e quase a acertou. No momento, ela se assustou com o sobrevoo do animal e comentou com a amiga, mas elas continuaram pedalando normalmente.

“O dia estava clareando e sentimos que passou algo bem pertinho da gente. Quando eu vi, me agachei, mas continuei pedalando. Quando ela [arara] veio na minha direção, minha amiga gritou. Na mesma hora pousou em mim, fiquei assustada, mas continuei pedalando. Lembrei de uma história semelhante e pedi para a minha amiga filmar”, contou Patrícia.

A ave pousou no ombro de Patrícia por alguns instantes e ela continuou a pedalar. Algum tempo depois, a arara começou a bicar o capacete dela. A ciclista assustada seguiu pedalando. Ela contou que estranhou, mas rapidamente curtiu a situação e pediu para amanhã continuar registrando.

Segundo Patrícia, o animal estava insistente, tentou espantá-la, mas não conseguiu. As ciclistas decidiram pedir ajuda numa propriedade rural. Ao parar a bicicleta, a ave pousou no guidão. Ela pegou o celular e fez algumas fotos, mas, de repente se desequilibrou, caiu e se machucou.

No momento da queda da ciclista, a arara pousou no chão. As ciclistas não conseguiram pedir ajuda porque tinha um aviso informando que havia cachorros no local. Por conta disso, elas não abriram a porteira para chegar a casa, decidiram ir embora e seguiram o percurso.

Carine, a outra ciclista, é gerente de vendas, mora em Sorriso e estava na região a passeio. A arara que tinha parado no chão, voou novamente e foi na direção dela. Pela segunda vez, pousou no ombro e bicou o capacete várias vezes por alguns minutos.

Ela disse que sentiu medo da ave, que parecia ser domesticada e estava se divertindo com elas. Após um tempo, a arara foi embora, voando em direção a uma árvore. “Foi bem legal, uma experiência incrível e única, ainda mais nesse percurso que fiz outras vezes. Também tem um pessoal que passa por lá sempre e nunca aconteceu isso. Aparentemente, a arara é domesticada porque era mansa e falava com a gente”, contou Carine.

O doutor em biologia e especialista em aves, Dalci Oliveira, explicou que não é comum esse tipo de comportamento pela ave silvestre. Em situação normal na natureza, nenhuma ave ataca deliberadamente um ser humano. No entanto, a situação mostrada no vídeo, a arara parece que foi atraída pelas cores do capacete.

De acordo com o biólogo, há a possibilidade de a atitude da ave ter sido motivada por as ciclistas estarem próximo de um ninho. Ele cita também que se o animal foi domesticado e de uma maneira semelhante à forma que ela agiu, é comum o animal interagir com outras pessoas que passam pelo mesmo local.

 

ESPÉCIE

A arara-canindé também é conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro, sendo importante para muitas comunidades indígenas. Constroem ninhos geralmente entre dezembro e maio e em troncos de palmeiras mortas. Essas aves habitam o interior e bordas de florestas altas desde a Amazônia até o Paraná.

Veja Mais

Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024