Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

ALTERNATIVA: Em MT, produção de pulses e grãos especiais tem caminho promissor

MT Estado já é o maior produtor de gergelim do Brasil

27 de Novembro de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A palavra vem do latim “puls”, que significa sopa grossa com alta capacidade de saciedade. Na prática, as “pulses” são sementes secas comestíveis de legumes, entre as quais se destacam grão-de-bico, feijão-comum, feijão-caupi, fava, ervilha, lentilha, tremoço e guandu. Já os “grãos especiais” são culturas com potencial para desenvolvimento e agregação de renda ao campo, entre as quais estão o milho pipoca, amendoim, gergelim, linhaça, além do próprio feijão e do grão-de-bico.

Opção para a segunda safra, o cultivo destes grãos tem ganhado espaço em Mato Grosso. O estado já se destaca na produção de gergelim, é responsável e avança nas apostas com o grão-de-bico. Quem investe nestas alternativas busca diversificar o campo, mirando também nas oportunidades deste mercado potencial, que tem demanda sólida e crescente, especialmente fora do Brasil.

De acordo com o gerente de inteligência de mercado do Imea, Cleiton Gauer, o panorama do mercado de pulses e grãos especiais apresenta uma crescente demanda mundial pelo continente asiático. O destaque fica para a Índia, onde o vegetarianismo é bastante difundido, elevando a demanda por estas leguminosas.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024