Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

ANIVERSÁRIO: Sorriso terá espaço dedicado a história e a arte do município

Casa do Artesão e Pioneiros deverá ter início imediato e contará com 600 m² no centro

20 de Maio de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

ASSESSORIA

DE IMPRENSA

 

Em breve, Sorriso contará com um espaço dedicado a história e a arte do município. Lançada nesta semana, a obra de construção da Casa do Artesão e Pioneiros deverá ter início imediato e contará com 600 m² de área construída no centro de Sorriso, edificada na Praça da Juventude.

Com apenas 34 anos de idade recém completados, Sorriso ainda é uma cidade jovem, mas os gestores já se preocupam em deixar em forma de fotos, livros e vídeos todo o relato dos pioneiros que fizeram parte desta história.

Pessoas como o idealizador da Casa do Pioneiro, Eugênio Destri, que publicou, em 2019, um livro onde conta a história de Sorriso pelos relatos dos pioneiros e ainda possui um grande acervo de fotos catalogadas do início de toda essa trajetória.

“Todo material que conseguimos copilar por anos estará neste espaço aberto à visitação. Nesta tarde começamos a consolidar um sonho. Cheguei a Sorriso em 1983 e vivi parte da história que será contada nesse prédio. Parte da história que não pertence a nós, pioneiros, mas ao município de Sorriso. Quero agradecer aos poderes executivo e legislativo, e aos profissionais que doaram este projeto: o arquiteto Ernani Guimarães, que fez o projeto arquitetônico, e o engenheiro Leonardo Zanchetta, que fez o civil e o estrutural”, declarou Destri.

“Cultuar o passado e destacar os feitos dos pioneiros e das famílias que aqui aportaram a partir da década de 80, é reconhecer e valorizar nossa terra. A história de Sorriso ainda está viva. Nossos pioneiros ainda estão aqui para contar como foram os primeiros passos para que Sorriso se tornasse a potência que é hoje. Temos todos os ex-prefeitos vivos e cada um poderá contribuir para enriquecer ainda mais este acervo municipal”, assinalou o prefeito Ari Lafin.

Integrada a Casa do Pioneiro estará a Casa do Artesão que visa contribuir de forma ainda mais significativa com os artesões locais. “Há 10 anos estamos lutando por um espaço novo. E hoje estamos aqui, iniciando a realização deste sonho. Com um espaço amplo e apropriado, queremos fazer a arte de Sorriso chegar mais longe”, ressaltou Nelida Aparecida de Souza, presidente da Associação dos Artesãos de Sorriso.

A obra da Casa do Artesão e Pioneiros está orçada em aproximadamente R$ 1milhão. Deste montante, a Prefeitura de Sorriso investiu cerca de R$ 600 mil, que serão usados na parte estrutural do prédio. A previsão para a conclusão é de 150 dias.

Veja Mais

Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Humor e solidariedade vão fazer parte do leilão da APAE Marcelândia

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 11h 35min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024