Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

APÓS ARRENDAMENTO: 2 mil doses de vacina para gado enterradas

DA REPORTAGEM O proprietário de uma fazenda na região de Santo Antônio de Leverger encontrou 2.265 doses de vacinas para gado enterradas em uma vala do terreno. Segundo ele, a terra estava arrendada há cerca de três anos para uma empresa de pecuári

07 de Agosto de 2020 as 12h 00min

Foto: Arquivo pessoal

 

DA REPORTAGEM

 

O proprietário de uma fazenda na região de Santo Antônio de Leverger encontrou 2.265 doses de vacinas para gado enterradas em uma vala do terreno. Segundo ele, a terra estava arrendada há cerca de três anos para uma empresa de pecuária. Entre as vacinas estavam 1,2 mil doses contra aftosa, 825 contra antirrábica e outras 240 doses contra brucelose. As datas de vencimentos eram de 2017 a 2019.

O advogado do fazendeiro, Eduardo Mahon, afirmou que encaminhou uma denúncia formal ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) solicitando uma séria de medidas como a contagem e vacinação assistida do gado criado na região e imediato bloqueio das Guias de Trânsito Animal. Após solicitação do proprietário, o Instituto de Defesa Agropecuária Mato Grosso (Indea-MT) esteve na propriedade e realizou vistoria.

Conforme relatório, as vacinas estavam lacradas. Os agentes orientaram o proprietário a fazer o descarte dos produtos em lixão sanitário ou incinera-los em um local segura na propriedade.

O gado não vacinado pode transmitir doenças como raiva e brucelose aos seres humanos. No entanto, segundo o Indea, os animais vistoriados na fazenda estão sem sintomas de doenças transmissíveis. Na denúncia encaminhada ao Indea, é apontado crime contra a saúde coletiva, economia e meio ambiente.

“A dosagem substancial sonegada do Indea ao rebanho pode indicar tanto a desídia criminosa por parte da empresa quanto uma provável configuração de outros fatos típicos penais que se denominam ‘boi de papel’”, diz em trecho do documento. ‘Boi de papel’, nesse caso, é o termo usado para se referir ao crime de lavagem de dinheiro, furto de gado, sonegação fiscal e falsidade ideológica contra o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024