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ARCA NORTE: BR-163 viabiliza o caminho das exportações por portos privados
Pavimentação pode contribuir para aumento da competitividade e escoamento de grãos
27 de Fevereiro de 2020 as 10h 30min
Foto: DivulgaçãoDA REPORTAGEM
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas inauguraram neste mês a pavimentação dos últimos 51 Km da BR-163/PA que faltavam para ligar, definitivamente, Mato Grosso aos portos de Miritituba/PA. A obra contribui para o escoamento da safra de grãos que sai do centro do país, sobretudo de Mato Grosso, até os portos do Pará, de onde são transportados para os principais centros consumidores em todo o mundo.
Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a rodovia federal representa um novo impulso para a economia, pois viabiliza o transporte de produtos agrícolas pelo Brasil, especialmente pelo Arco Norte, o que incrementa a exportação.
“A conclusão da BR 163 vai permitir um fluxo ainda maior de caminhões de carga que abastecem os navios, levando ainda mais crescimento e desenvolvimento para a região Norte do País”, afirma.
Em suas redes sociais, Bolsonaro destacou que “a rodovia, implantada em 1976 pelo presidente Geisel, será o principal corredor de exportação de grãos. Em pouco tempo 20 milhões de toneladas chegarão até os portos do Arco Norte”.
O Arco Norte tem grande impacto no escoamento de grãos, já que um terço dos grãos exportados no ano passado saiu por esses portos. “Acreditamos que a Região Norte tem um alto potencial, seja pelo aumento da produção de bauxita e de grãos vindos do norte do Mato Grosso e de outras regiões próximas, como pela conclusão da BR 163”, ponderou o presidente da ATP, Murillo Barbosa.
Segundo dados divulgados ontem (12) pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a logística de escoamento pelo Arco Norte cresceu quase 500% nos últimos nove anos. Em 2019, foram 30,1 milhões de toneladas de soja e milho a mais que o volume exportado pelos portos acima do paralelo 16 em 2010. Do total de grãos exportados no ano passado, 32% passaram por essa rota e 68% por portos do Sul e do Sudeste. Em 2010, essa participação de portos do Norte e do Nordeste era de 14,4%.
Barbosa considera positiva a inauguração do trecho da rodovia, mas lembra a necessidade de novos investimentos na região em outros modais, como o ferroviário. Para ele, a Ferrogrão é um bom exemplo para aumentar a eficiência no transporte de cargas. Trata-se de um projeto de ferrovia que ligará Sinop a Miritituba.
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