Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

ARIPUANÃ: Mineradora firma acordo e põe fim a conflito de extração de ouro

Empresa assinou TAC com garimpeiros que lutavam pelo direito de explora

27 de Julho de 2020 as 07h 00min

DA REPORTAGEM

A mineradora Nexa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com garimpeiros que lutavam pelo direito de explorar área próxima à mineradora, em Aripuanã. A disputa resultou na morte de um garimpeiro em outubro do ano passado. Pelo acordo, os garimpeiros ganham o direito de explorar 516 hectares próximo da área.

“Vamos explorar o minério mais superficial, ficando o subsolo para a mineradora. Muitas famílias, bem como o comércio local, sobrevivem dessa atividade. Somos mais de dois mil garimpeiros em busca de garantir o pão nosso de cada dia”, comemorou o presidente da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros da Região de Aripuanã, Antônio Vieira da Silva.

O conflito envolvia a exploração de minerais e se intensificou no ano passado, quando uma operação conjunta da Polícia Federal, Polícia Militar, Ibama e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em cumprimento a mandado de desocupação de área, resultou na destruição do acampamento dos garimpeiros, queima de maquinários e a morte de um garimpeiro.

No local – uma área de 2,8 mil hectares na Serra do Expedito – que fica a 25 km de Aripuanã, a empresa Nexa Resourcer, que faz parte do Grupo Votorantim, pretende investir R$ 1 bilhão para o beneficiamento de zinco, chumbo, cobre, ouro e prata.

A intermediação do conflito contou com a participação da Agência Nacional de Mineração (ANM), Metamat, representantes da mineradora Nexa, da cooperativa de garimpeiros e do senador Wellington Fagundes (PL-MT). "A assinatura do acordo garante paz social, vai gerar emprego para milhares de famílias e movimentar a economia da região", defendeu o parlamentar.

Veja Mais

Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024