Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

ARIPUANÃ: Pequenos produtores aprendem a usar computador em reserva extrativista

Comunidade no treinamento de Inclusão Digital

16 de Dezembro de 2020 as 12h 21min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A última reserva extrativista de Mato Grosso sobrevive às margens dos Rios Guariba e Roosevelt em Aripuanã. Em uma das comunidades, a São Lourenço, moram 95 famílias, pequenos produtores rurais que desenvolvem o cultivo da farinha de mandioca d'água. Mas em novembro, os agricultores trocaram o campo pela escola e aprenderam a usar outra ferramenta: o computador.

Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o treinamento Inclusão Digital Rural ensinou aos ribeirinhos um pouco da tecnologia. Segundo o presidente da associação de moradores Ailton Pereira dos Santos, foi após um curso do Senar-MT há oito anos que a comunidade adquiriu conhecimento para ampliar a produção de farinha. Com os novos aprendizados em informática, a expectativa é melhorar ainda mais.

“Depois do curso de farinha, a comunidade conseguiu agregar valor e está expandindo a produção. Em Aripuanã, temos a demanda de mais de mil kg de farinha por mês. A informática vai nos ajudar a comercializar o alimento que a gente produz e ter uma comunicação direta com o consumidor final”, destaca.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Aripuanã, Djalma Miranda de Melo, a capacitação contribui para a melhoria da economia local. “Procuramos disponibilizar cursos que eles se interessem e os ajudem na preparação da lavoura. Trazemos palestras para fortalecer a agricultura local e com isso construímos um alicerce”.

A Comunidade São Lourenço, integrante da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt é localizada a 160 km de Aripuanã e o único meio para chegar ao local é por barco. Para o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Késio Alex Medeiros, ministrar o curso na comunidade mostrou que a distância não é problema para a disseminação do conhecimento. “Nunca fez tanto sentido a frase 'estamos em todos os lugares' e foi uma grande satisfação levar esse aprendizado”, completa.

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024