Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

ASSISTÊNCIA E GESTÃO: Produtores de hortaliças encontram rentabilidade

Do manejo ao planejamento, agricultores recebem orientações dos técnicos do Senar

20 de Agosto de 2020 as 10h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com assistência técnica e gerencial, produtores de hortaliças de Tangará da Serra, no sudoeste de Mato Grosso, estão conseguindo melhorar o desempenho da atividade. Do manejo de campo, à gestão do negócio, as orientações dos técnicos do Senar-MT têm ajudado a fazer a diferença nos resultados. É o que afirma a agrônoma Jeniffer Bastos, que é técnica de campo do programa Senar Tec Horticultura.

“Nós estamos com 30 propriedades na área de olericultura sendo assistidas. São produtores que anteriormente não apresentavam nenhum tipo de assistência técnica. Nós estamos auxiliando tanto na parte técnica de condução das culturas, bem como na gestão também destas propriedades. E essa parte de gestão tem mostrado para os produtores que os custos deles são às vezes maiores do que eles acreditam ser e assim eles conseguem tomar melhor quais serão as decisões daquela propriedade”.

A cada 15 dias as propriedades recebem a visita dos técnicos. Eles identificam os gargalos e apontam soluções. Muitas vezes a falta de um bom planejamento é a maior das barreiras. “Nós temos produtores com muitos anos de experiência, produtores com 10, 20, 30 anos de experiência. Temos também produtores que iniciaram recentemente. Mas o planejamento é um ponto essencial com os produtores. Eles vão conseguir, com o planejamento, determinar quais são as melhores culturas, qual a melhor época de cultivo, e – principalmente – a parte de gestão de custos. O produtor precisa conhecer quanto custa para produzir aquela determinada cultura. Conhecer também o mercado é algo que deve ser observado, saber se aquela cultura, bem como a quantidade que ele vai produzir, será absorvida pelo mercado”, explica.

Na chácara Santo Expedito, por exemplo, o desempenho no campo já era satisfatório. Mas a gestão, deixava a desejar. “O produtor já apresentava uma grande produtividade, mas não conhecia o seu lucro e nem os seus custos. Com o nosso acompanhamento, hoje ele tem conhecimento de quanto custa produzir as culturas que ele tem na propriedade, bem como também conhece melhor a sua rentabilidade. Isso é um grande diferencial”, comenta Jeniffer.

As dicas para o melhor manejo das culturas também fizeram a diferença na chácara Iracema. A produtividade das couves aumentou 30% e a qualidade das folhas garantiu mais espaço no mercado. “Nesta propriedade nós trabalhamos várias situações. Uma delas foi o manejo fitossanitário, havia muitos problemas com relação ao ataque de pragas e doenças, principalmente na cultura da couve. Hoje o manejo está sendo feito corretamente e nós conseguimos aumentar a produtividade e a qualidade desses maços de couve que são comercializados. Hoje não se tem perda de produção porque as folhas estão realmente com uma qualidade muito superior”, relata.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024