Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

ATENÇÃO ESTUDANTES: Procon orienta estudantes quanto a necessidade da carteirinha padronizada para garantir meia entrada

19 de Setembro de 2019 as 15h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

A velha e boa carteirinha de estudante está de cara nova. Desde janeiro deste ano, o documento estudantil tem uma nova identidade visual e conta com ainda mais tecnologias de segurança, garantindo o direito do estudante à meia-entrada. É o que explica o coordenador executivo do Procon de Sorriso, Robson Alexandre de Moura.

“Precisamos frisar que as carteirinhas dadas por algumas instituições de ensino não são oficiais e não garantem o benefício da meia-entrada. A legislação garante ao estudante esse direito, mas exige que seja um documento padronizado de modelo único, emitido pelos órgãos credenciados”, ressalta Robson.

O documento estudantil passou a ser padronizado pela UNE, UBES e ANPG e foi criado para facilitar a identificação dos estudantes, tomando como base a nova Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013). Com ele, o estudante tem 50% de desconto em ingressos para cinemas, teatros, espetáculos musicais, eventos educativos, jogos de futebol, entre muitos outros.

O documento do estudante padronizado é válido em todo território nacional. Quanto aos parâmetros tecnológicos, a carteirinha atende aos critérios do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Os dados dos estudantes estão guardados em um banco nacional e as instituições que promovem eventos conseguem facilmente checar informações por meio do QR Code contido na carteirinha, que comprova a certificação digital do documento.

Todo estudante, de ensino presencial, ou à distância, tem direito ao documento do estudante, desde que esteja regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e doutorado. Ao pedir a Carteira de Estudante 2019, sua validade será até março de 2020.

“Quem não tem esse modelo de carteirinha, deve providenciar a confecção para que não seja barrado na entrada de shows e outros eventos. O Procon estará fiscalizando e, caso haja falsificação, o portador e a instituição educacional estarão ocorrendo em crime de falsidade de documento e poderão responder pelo crime junto a polícia civil”, esclarece Robson.

A carteira de estudante poderá ser requerida no estabelecimento de ensino onde o estudante está matriculado, ou direto internet. Basta acessar o site oficial de emissão da carteira de estudante e seguir todos os passos.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024