Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

AUDIÊNCA PÚBLICA; Governador convida empresários e população para debater corte dos incentivos fiscais

A audiência ocorrerá no Palácio Paiaguás

28 de Janeiro de 2020 as 09h 30min

Foto: Christiano Antonucci

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

A polêmica sobre o aumento no preço de produtos após nova composição do ICMS por parte do Governo de Mato Grosso continua. Por causa disso o governo via realizar na próxima quinta-feira (30), um debate público para esclarecer ao cidadão, de acordo com o Executivo, quem são os verdadeiros “responsáveis” pelo abusivo aumento nos preços dos produtos.

O convite foi feito pelo próprio governador Mauro Mendes (DEM), em entrevista à Rádio Vila Real. O debate que vai contar com a presença dos técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e membros do setor comercial, terá a cobertura da imprensa, como também, transmissão ao vivo pelas redes sociais em horário ainda a ser definido.

“Na verdade, nós não aumentamos nenhum imposto. O imposto é aquela alíquota sobre os produtos. O que nós fizemos foi cortar alguns privilégios de incentivos fiscais. Eu desafio alguém a mostrar que nós aumentamos a alíquota de imposto. Nós reduzimos incentivos fiscais e reduzimos privilégios”, explicou o governador.

A escolha de realizar a audiência pública partiu em virtude do posicionamento contrário de vários grupos empresariais estarem divulgando que houve um aumento no imposto, mas segundo o Governo do Estado a prática do aumento nos preços em produtos essenciais para a população é injustificável.

“Estamos cortando alguns privilégios e por isso tem povo do comércio chiando. E se estão chiando é porque o Governo está fazendo a coisa certa. Porque o governo quando faz coisa errada, ninguém reclama. Agora nós fazemos a coisa certa”, reforçou Mendes.

Um dos principais motivos para o governo decidir cortar os incentivos, é a denúncia de que incentivos estavam sendo “vendidos”, por governos anteriores aos empresários. A suposta propina apontada pelo Executivo já chegou a ser divulgada em algumas delações. “Incentivos foram vendidos, isso está escrito em processos que estão tramitando na Justiça. Então você, que sabe que eu sou governador, acha que eu vou manter isso? Está em delação que alguns setores compraram incentivo fiscal em Mato Grosso. Pagaram salvo engano R$ 2 milhões. Esses setores querem que esse governo mantenha incentivos fiscais que foram comprados com propina? Isso não vai acontecer”. Disse o governador.

 

 

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024