Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

AULAS REMOTAS: Professores de Sorriso apostam na tecnologia para criar momentos atrativos com estudantes

As escolas apostam na gravação de vídeos educativos

13 de Agosto de 2020 as 06h 30min

Foto: Lucas Torres/SN

ASSESSORIA

DE IMPRENSA

 

Tornar as aulas remotas atrativas e recheadas de informações têm sido um dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação durante o período de isolamento social causado pela Covid-19. Na rede municipal de Sorriso, os professores, coordenadores e diretores se reinventam todos os dias na busca de alternativas para que o contato aluno/escola/família permaneça com laços fortes. Entre os destaques estão as aulas online realizadas por algumas escolas; a promoção de momentos em frente às unidades para “matar” a saudade, como Drive Thru, Parada da Saudade e até Varal do Amor.

E claro, com o auxílio da tecnologia, as escolas apostam na gravação de vídeos educativos. Como é o caso da “hora da música” gravada pela professora Veridiana Weide, da Escola Municipal Caravágio, especialmente para seus alunos do Pré II. Com a música, Veridiana retoma canções do cotidiano infantil e aborda novas letras em que chama a atenção das crianças para a higiene das mãos como forma de prevenção contra a Covid-19, tudo feito de maneira lúdica.

De acordo com a diretora da unidade, Marli Picoli, todos os professores estão empenhados na produção de material para as turmas, desde o maternal. “As gravações de vídeos iniciaram em junho quando o município passou a realizar as aulas remotas”, explica Marli. A Escola Caravágio atende 176 estudantes do maternal II ao 9⁰ ano do ensino fundamental.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, todas as unidades estão gravando material e enviando diretamente para os grupos de aplicativos com os pais. “Todos os profissionais da educação estão empenhados em dar o seu melhor; estamos descobrindo novos talentos. Tem gente que não mexia muito com as ferramentas digitais e que agora se descobriu um super contador de histórias mesclando o que tem em mãos com os recursos digitais”, pontua.

Lúcia acrescenta que todas as escolas estão realizando atividades diferenciadas. “Nossa busca diária é para fortalecer o vínculo escola/família durante a pandemia”, acrescenta. “Todas as unidades montaram grupos no whatsapp desde o início da pandemia e os pais e responsáveis podem e devem ficar conectados a esses grupos para as mediações diárias dos professores para a realização e orientação das informações escolares”, diz. “Os professores também estão à disposição pelo aplicativo para esclarecer dúvidas”, destaca a secretária.

Conforme Lúcia, a maioria dos pais tem comparecido às unidades escolares para a retirada do material. Segundo ela, nas pesquisas quinzenais observa-se que cerca de 92% das famílias estão retirando as atividades impressas. “Lembramos que é essencial a retirada e entrega do material com as atividades completas; pois do contrário o aluno pode perder a vaga na unidade escolar onde está matriculado por faltas”, explica.

Todo o material está sendo elaborado por uma equipe multidisciplinar e pensado de acordo com as necessidades de cada série. Hoje o município atende 15.415 estudantes, ofertando ensino desde o berçário até o 9⁰ ano do ensino fundamental.

Veja Mais

Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Sicredi investe mais de R$ 390 mi em ações sociais

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 08h 31min


Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024