Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

AUTOAVALIAÇÃO: CGE participa de curso sobre modelo para mensurar o seu nível de capacidade de auditoria interna

A capacitação foi realizada em Brasília (DF) pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial.

02 de Setembro de 2019 as 00h 00min

O curso foi ministrado pelo coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras de Paula. - Foto por: Assessoria/Conaci

Ligiani Silveira | CGE-MT 

Representantes de mais de 20 órgãos de controle interno do Brasil, entre eles da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), participaram nesta semana de curso sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna – IA-CM (Internal audit capability model), desenvolvido para o setor público pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Internal Auditors – IIA). A capacitação foi realizada em Brasília (DF) pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial.

A metodologia IA-CM visa identificar o estágio de cada órgão de controle no que tange ao papel de contribuir para a economicidade, eficiência e efetividade da administração pública, bem como identificar as ações, as atividades e os componentes necessários para uma auditoria interna efetiva no setor público.

O curso foi ministrado pelo coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras de Paula.

A CGE-MT foi representada na capacitação pela superintendente de Auditoria Programada, Leliane Ferreira Silva Santana, que, na próxima semana, apresentará aos colegas auditores os conhecimentos adquiridos.

A partir da explanação da superintendente, a CGE dará início a uma autoavaliação da maturidade do seu trabalho de auditoria interna, na comparação com a avaliação realizada nos anos de 2015/2016 pelo Banco Mundial.

A análise servirá de guia para o estabelecimento de práticas profissionais e procedimentos sustentáveis aplicados conforme os padrões internacionais que regem as atividades do setor. Também poderá resultar em apoio técnico e financeiro do Banco Mundial para o desenvolvimento de projetos que aprimorem a organização e atuação dos órgãos de auditoria interna.

"Além disso, é preciso considerar que um dos requisitos do Banco Mundial para a concessão de financiamento aos estados, para execução de políticas públicas, é que a unidades da Federação disponham de órgão de auditoria que siga as normas internacionais de atuação", acrescentou a superintendente.

No evento desta semana em Brasília, a secretária executiva do Conaci, Renata Kelly Cardoso de Rezende, falou sobre a finalidade da capacitação. “O objetivo do curso foi disseminar a metodologia IA-CM nos órgãos membros do Conaci, de forma que todos atuem de maneira padronizada e integrada, entregando auditorias que estejam alinhadas aos padrões internacionais e que realmente agreguem valor à gestão pública”, comentou. 

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024