Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 16 de Abril de 2024

Noticias

AVIAÇÃO AGRÍCOLA: SINDAG cria rede nacional para ampliar adoção da tecnologia

Objetivo também é adotar boas práticas no campo

25 de Agosto de 2020 as 06h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) lançou na última semana a Rede Brasil Institucional Aeroagrícola, que reunirá entidades do agronegócio e da aviação, órgãos de pesquisa e empresas.

A ideia, na prática, é desenvolver mais o setor, promover boas práticas e ampliar o conhecimento da sociedade sobre a atividade. Estão previstas campanhas de promoção, projetos de incentivo e formação de grupos de trabalho para solucionar desafios do mercado, segundo nota do Sindag.

A rede foi apresentada nesta manhã em uma videoconferência com representantes de 46 entidades ligadas ao setor primário em todo o País. Já integram a iniciativa o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), Syngenta, a fabricante norte-americana de aviões agrícolas Air Tractor, assim como as universidades federais de São Carlos (Ufscar), de São Paulo, e de Cruz Alta (Unicruz), no Rio Grande do Sul.

O mercado de aviação agrícola do Brasil é o segundo maior do mundo e único segmento da aviação brasileira que registrou crescimento nos últimos 24 meses, de acordo com o Sindag.

“Queremos que mais produtores rurais percebam as vantagens do trato aéreo das lavouras, mas também entendam as obrigações legais da ferramenta e o quanto adotar boas práticas é vantajoso para todos. Além disso, agora que consolidamos boa parte das ações junto aos empresários de setor de aviação agrícola, queremos chegar nos operadores privados (produtores que utilizam próprios aviões)”, disse na nota o diretor executivo do sindicato, Gabriel Colle.

Uma das pautas da rede será a instrução normativa para o uso de drones no trato de lavouras. O esboço da norma segue em consulta pública até setembro, conforme o Sindag, que vem promovendo encontros com entidades do agronegócio.

O Sindag informou que desde 2016 vem promovendo iniciativas para qualificar os empresários do setor, envolvendo consultorias especializadas, parcerias com instituições acadêmicas, criação da Academia de Líderes do setor e encontros estaduais. Também buscou aproximação com entidades do agronegócio e órgãos reguladores.

"Passamos a oferecer ferramentas como o Sistema de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag), pelo qual os operadores podem consultar documentos, registros e obrigações exigidas por órgãos reguladores em qualquer parte do País”, cita Colle no comunicado. Entre 2016 e 2020, o número de empresas afiliadas ao Sindag aumentou de 98 para 198.

Veja Mais

Goleada acende sinal de alerta: Cuiabá precisa de um treinador

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 06h 12min


Operação Cordilheira aplica multa de R$ 2,8 bi por desmate químico no Pantanal

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 05h 11min


Amazônia Seguros: a importância de ter um seguro residencial

Publicado em 15 de Abril de 2024 ás 15h 15min


Jornal Online

Edição nº1274 16/04/2024