Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

BALANÇO 2019: MT Hemocentro coletou mais de 40 mil doações voluntárias

Banco de sangue realizou mais de 12 mil atendimentos a pacientes portadoras de doenças do sangue

10 de Janeiro de 2020 as 09h 00min

FOto: Mayke Toscano

 

DA REPORTAGEM

O MT Hemocentro encerrou o ano de 2019 com mais de 40 mil coletas de doações de sangue e mais de 12 mil tratamentos de pessoas portadoras de doenças do sangue em seu ambulatório. Além disso, o banco de sangue realizou cerca de 30 mil distribuições de hemocomponentes do sangue para as unidades públicas de transfusão – localizadas na baixada cuiabana – e para as 15 unidades de coleta e 29 agências transfusionais, que atendem a população de 94 municípios do interior do estado.

Toda essa estrutura funciona o ano todo e promove campanhas externas e internas para coletar doações que têm o objetivo de manter o estoque de bolsas de sangue e abastecer os hospitais e prontos-socorros públicos.

Em 2019, foram realizadas 46 campanhas externas, por meio da equipe que compõe o hemobus (ônibus de coleta externa); a unidade móvel percorreu 11 cidades, 13 órgãos públicos, 15 empresas particulares e atuou em três mutirões em bairros de Cuiabá e Várzea Grande, com o apoio da iniciativa privada.

No mesmo período, o MT Hemocentro realizou 37 campanhas internas em parceria com cinco órgãos públicos e com 28 empresas particulares.

De acordo com dados estatísticos da unidade especializada, pessoas do sexo masculino são os que mais fazem doações de sangue, com a participação de 22.981 doadores; já pessoas do sexo feminino registram 17.255 doações.

Em relação à faixa etária, o público que mais doa sangue tem idade acima de 29 anos, com um total de 25.688 doadores e, na faixa etária entre 18 a 29 anos, foram 14.521 doadores.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destaca a importância das parcerias com empresas, órgãos públicos e instituições religiosas e representativas de classes para a manutenção desse serviço fundamental para milhares de pessoas que dependem de transfusão de sangue para sobreviver. Ela ressalta ainda o esforço de toda a equipe técnica do MT Hemocentro, que dedica esforços para realizar um serviço eficiente e altamente seguro à população, via Sistema Único de Saúde (SUS).

“O banco de sangue público estadual depende de todos, servidores e sociedade em geral, pois a doação tem de ser voluntária, sendo necessário manter o espírito de mobilização e de solidariedade todos os dias; essa é uma missão que temos de cumprir sempre”, declarou.

A unidade especializada tem em sua estrutura física e operacional os serviços de: hemorrede; a gerência de doação de sangue; cinco laboratórios; coleta de doação de sangue e de aférese; captação de doadores; triagem de doadores; cadastramento de doadores de sangue por aférese e de medula óssea (Redome); estoque de coletas; distribuição das coletas produzidas; resfriamento; armazenamento, ambulatório de transfusão para pacientes com doença de sangue; farmácia de alto custo para atender aos pacientes cadastrados e núcleo de educação continuada.

Veja Mais

Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Ônibus do Hospital do Câncer vai realizar atendimentos em Sinop

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 15h 30min


Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024