Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

BOMBEIROS: Lucas do Rio Verde e Sorriso realizaram atividades com Bombeiros do Futuro no fim de semana

Lucas do Rio Verde e Sorriso realizaram atividades com Bombeiros do Futuro no fim de semana Atividades educativas despertam interesse de crianças ao serem misturadas com aventuras

07 de Outubro de 2019 as 17h 00min

Bombeiros do Futuro conhecem filhote de lobinho - Foto por: CBMMT

Assessoria

Neste sábado (05.10) o Corpo de Bombeiros Militar realizou diversas atividades com os alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF). A programação incluiu palestra sobre meio ambiente, cuidados com animais silvestres, mutirão de limpeza em lago e atividade com rapel.

A palestra sobre meio ambiente foi realizada em Sorriso e ministrada pelo coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura Municipal, Reinaldo Ferreira Lima. Ele apresentou às crianças um pouco sobre os cuidados que devem ser tomados com a natureza e os animais silvestres. Também comentou sobre a importância e a função de cada animal no seu ecossistema.

Em seguida foi apresentada aos alunos a Ruanita, uma jiboia de estimação que sempre está presente nas edições do projeto. As crianças puderam manusear a serpente e, por fim, conheceram um filhote de cachorro-do-mato que a poucos dias foi capturado por militares da unidade de Sorriso (10ª CIBM).

Já os Bombeiros do Futuro em Tapurah tiveram a oportunidade de visitar e conhecer a unidade do Corpo de Bombeiros Militar localizada em Lucas do Rio Verde (13ª CIBM). Esta foi a primeira vez que os alunos de Tapurah estiveram na Companhia. No restante do dia as crianças e adolescentes tiveram instruções sobre educação ambiental, recuperação de animais silvestres capturados pelo CBM e reabilitação para que os mesmos possam retornar ao seu habitat natural. A atividade foi realizada pela ONG Amibem, que possui um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres. Depois disso, fizeram também um passeio para conhecer o lago municipal Harri Müller e aproveitaram a oportunidade para realizar um mutirão de limpeza ao redor do lago, como parte da instrução de proteção ao meio ambiente.

De acordo com o 3º sargento BM Domingos, instrutor do Projeto, “o dia foi bem produtivo, pois, para muitos alunos, foi o primeiro contato com atividade relacionada a salvamento em altura. Todos ficaram muito atentos e demostraram interesse. Boa parte deles queria fazer rapel e descer na tirolesa mais de uma vez”.

Pela tarde os alunos tiveram contato com a atividade de salvamento em altura. Num primeiro momento, praticaram a atividade de rapel, que consiste na descida livre por meio de um cabo. O CBM faz uso do rapel para diversos tipos de salvamento. Por fim, como prática de atividade recreativa, os alunos fizeram um exercício com tirolesa e também deram continuidade ao aprendizado das técnicas de nós e amarrações usadas para realizar um salvamento. O projeto Bombeiros do Futuro é realizado em diversos municípios onde há uma Unidade de Bombeiro Militar.

Veja Mais

Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Ônibus do Hospital do Câncer vai realizar atendimentos em Sinop

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 15h 30min


Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024