Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

BR-163/364: Rota do Oeste começa a usar asfalto reciclado

Obra rodoviária é a primeira feita com asfalto reciclado no Brasil

27 de Novembro de 2020 as 09h 00min

Esta é a primeira obra rodoviária com emprego de pavimento e borracha reciclados – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O pavimento sustentável desenvolvido especialmente para a BR-163/364, em Mato Grosso, começa a ser aplicado na região de Jangada, onde é realizada a segunda etapa do Plano Anual de Recuperação do trecho sob concessão da Rota do Oeste. No Brasil, esta é a primeira obra rodoviária com emprego de pavimento e borracha reciclados.

O material é resultado de dois anos da pesquisa “Aproveitamento de Resíduos de Pavimentos Asfálticos (RAP) em regiões de alta temperatura e tráfego pesado”, coordenada pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O estudo tem a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Idealizador e responsável pela pesquisa, o coordenador de Engenharia da Rota, Rheno Tormin, aponta que a iniciativa inovadora representa importante ganho econômico e ambiental, oferecendo o mesmo desempenho de um pavimento produzido com 100% de materiais novos. Para esta etapa, estão sendo utilizadas misturas asfálticas com menor temperatura de usinagem e de compactação, denominadas “Misturas Asfálticas Mornas”, incluindo a adição de agregados provenientes da Fresagem de Revestimentos Asfálticos Deteriorados, denominados por sua sigla em inglês RAP - Reclaimed Asphalt Pavement.

“Do ponto de vista econômico, é extremamente vantajosa a reutilização deste tipo de material, pois reduz a quantidade do uso de brita na mistura”. Cabe destacar ainda que o RAP, pelo fato de se constituir em matéria prima para misturas asfálticas recicladas contribui com a preservação do meio ambiente. “Esse é o passo inicial para uma política de aproveitamento de resíduos de fresagem da Rota do Oeste. Nos Estados Unidos, a reciclagem de RAP supera a do plástico e do papel. No Brasil, ainda estamos iniciando. Foram feitas algumas aplicações experimentais em outras rodovias do país, mas a BR-163/364, em Mato Grosso, é a primeira a receber o material como parte da recuperação efetiva do pavimento”, explica Tormin.

No Brasil, em particular na região Centro-Oeste, os principais problemas que ocorrem nos pavimentos asfálticos estão relacionados com a resistência à fadiga e ao acúmulo de deformação permanente nas trilhas das rodas devido às altas temperaturas e intenso tráfego de veículos pesados. O diretor de Engenharia da CRO, Lucas Suassuna, acrescenta que “a técnica adotada neste momento demonstra que há ganhos em termos de vida útil do pavimento diante da menor exposição da massa asfáltica ao calor na sua usinagem, em decorrência do uso do aditivo evotherm”.

O professor voluntário do curso de Engenharia de Transportes da UFMT, Luiz Miguel de Miranda, complementa que o uso do RAP na massa asfáltica representa redução na quantidade de brita ‘nova’, asfalto e combustível para aquecer a mistura asfáltica.

Formado por brita, ligantes e polímeros, o pavimento leva centenas de anos para se decompor e chega a ser comparado, pelo professor Miguel, ao diamante, que “não acaba nunca”. O material removido durante a recuperação do asfalto segue ‘vivo’ e ao ser reciclado, está pronto para seguir útil e com a finalidade para qual foi desenvolvido. “O que vemos no Brasil é um desperdício de dinheiro e material. Com o reaproveitamento do fresado, só vemos benefícios”.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024