Noticias
BR-163: Trecho entre Sinop e Miritituba será leiloado em julho
Concessão terá prazo de 10 anos
06 de Abril de 2021 as 16h 00min

DA REPORTAGEM
O Ministério da Infraestrutura está com as atenções voltadas nesta semana para o futuro do pacote de concessões que envolve o repasse de aeroportos e terminais portuários, além do trecho de uma ferrovia e rodovias para a iniciativa privada. A expectativa da União é injetar mais de R$ 10 bilhões em investimentos com o leilão de 28 ativos, impulsionando também a geração de empregos: fala-se que cerca de 200 mil postos de trabalho devam ser criados.
Na lista de concessões desses próximos dias, não há projetos relacionados especificamente a Mato Grosso. Porém, o governo federal deve leiloar em breve trecho de uma rodovia importante para o escoamento da produção agrícola originada no estado. Está prevista para o dia oito de julho a concessão dos 1.009 km da BR-163 que ligam Sinop a Miritituba. O projeto prevê o repasse à iniciativa privada “para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço”.
O investimento é estimado em R$ 1,87 bilhão, e “têm como objetivo realizar melhorias na infraestrutura, tais como acostamentos, faixas adicionais, vias marginais e acessos, bem como reforçar estruturalmente o pavimento e realizar manutenções periódicas”. Também está prevista a a construção dos acessos definitivos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá.
Ainda segundo a União, o prazo de concessão será de dez anos. Embora mais curto que o usual, “é compatível com a entrada em operação esperada para a ferrovia (Ferrogrão), que também tem como relevante objetivo o escoamento de grãos pelo Arco Norte”, destaca o Governo Federal.
Veja Mais
Reino Unido: maioria dos funcionários já usa IA sem o patrão saber
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 12h 52min
Sinop participa de capacitação que discute trabalho infantil
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 10h 50min
Doação em vida é alternativa para sucessão e perpetuidade
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 08h 48min