Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

BUSCANDO ALTERNATIVAS: Governador descarta lockdown, mas considera "equívoco" da sociedade

Mauro entregou projeto que adiantava feriados, mas AL rejeitou

26 de Março de 2021 as 07h 48min

Proposta entregue por Mauro à Assembleia foi rejeitada – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O governador Mauro Mendes (DEM) avaliou que é um erro não fazer um fechamento total para evitar a disseminação do coronavírus em Mato Grosso, mas descartou decretar o lockdown. Mauro cita que a Assembleia rejeitou a proposta de adiantar os feriados e que há uma tendência de desobediência desse tipo de medida em todo o país.

Os números de casos e de mortes da Covid-19 seguem em tendência de alta, mesmo após as restrições de horário de funcionamento do comércio decretadas pelo governador a partir de 3 de março. O toque de recolher valeu por 15 dias e foi renovado. Os efeitos na contenção do vírus, porém, não tímidos. O governo chegou a divulgar um novo decreto, mas recuou rapidamente.

“Dificilmente vai ser o lockdown porque a gente tentou fazer a antecipação dos feriados, e a Assembleia é um Poder Constituído, que representa dentro da nossa democracia, também a sociedade e o povo do meu Estado, e ela rejeitou. Quase foi por unanimidade, só teve um voto, que por incrível que pareça foi um voto da oposição”, lembrou Mauro.

O projeto de lei enviado pelo Executivo previa que feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios seriam antecipados para a próxima semana, ficando emendados com a Semana Santa. Seria uma maneira de fazer a quarentena sem prejuízo maior à economia. Apenas o deputado Lúdio Cabral votou de maneira favorável.

“Então o governo tem que reconhecer isso também, e é um direito que a sociedade tem de escolher os seus caminhos e o faz através de seus representantes. O nosso papel, o meu dever, eu tenho a consciência tranquila perante a mim, perante a Deus e qualquer um, que estamos fazendo... estamos fazendo campanha, aquilo que a ciência recomenda como correto, mas a gente percebe que a grande maioria não quer isso”, declarou.

“Então a gente vai apertar o nível de restrição porque se você manda um conjunto grande de pessoas fazer algo que elas não querem fazer, é aquilo que eu disse inicialmente: há uma predisposição em todo o país para um sentimento do exercício da insubordinação, da desobediência”, continuou.

O governador disse que, como “representante do povo”, ele deve fazer “aquilo que o povo quer”. “Debater claramente, dizer das consequências, gente... o distanciamento foi a grande ferramenta usada no mundo inteiro, vários países fizeram, vários estados fizeram, está comprovado que é um mecanismo eficaz. Agora, se não queremos, se a maioria não quer, tem consequências”.

Questionado se as pessoas estariam escolhendo a morte, Mauro amenizou: “As pessoas não escolhem a morte, não é assim uma relação tão direta, tão objetiva. Porém, como houve uma confusão de lideranças, uma confusão de dizeres e de opiniões no país, as pessoas estão estressadas, cansadas de um ano de pandemia. E no meio dessa confusão, as pessoas e a própria sociedade como um todo cometem equívocos, e isso é um equívoco”, concluiu.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024