Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

CAFÉ: Produtividade bate recorde em Colniza e Nova Santa Helena

Nessa safra foi registrada a maior colheita de grãos

26 de Maio de 2020 as 07h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A colheita do café bateu recorde em produtividade e atingiu 114,28 sacas por hectare na propriedade do agricultor familiar Edmar Mutz, em Colniza. Numa área de dois hectares, o agricultor colheu 240 sacas de café. No município de Nova Santa Helena, a colheita também é comemorada pelos cafeicultores que atingiram a média de 45 sacas de café por hectare. É a maior colheita de grãos registrada nos municípios.

O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Ronaldo Benevides, destaca que foi utilizada tecnologia para produção com a análise de solo, correção e adubação de plantio, adubação de cobertura, podas, irrigação, monitoramento e controle de pragas e doenças com o objetivo de obter boa produtividade e altos rendimentos econômicos. “Investir em tecnologia, além de proporcionar uma alta produtividade, facilita a colheita, que é realizada pelo produtor. A mão-de-obra é o grande responsável pelo custo da produção”, esclarece.

O agricultor Edmar possui dois plantios de café em sua propriedade, um com apenas seis meses de cultivo, e outro com mais de dois anos, somando um total de 13 mil pés da cultura. Na safra anterior, produziu em média 20 sacas de café por hectare. Conforme Ronaldo, a tecnologia proporcionou um salto na produção e deixou o produtor animado com o cafezal. Na região estão comercializando a saca de café (60 kg) por R$ 300. Com a venda de 240 sacas, o produtor poderá ter um lucro de R$ 72 mil em apenas dois hectares.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024