Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

CAIXA 2 Deputado é delatado por esquema envolvendo empréstimo com BicBanco

Wilson Santos pode ser cassado

24 de Fevereiro de 2021 as 06h 39min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Homem de confiança do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), o ex-secretário de Estado de Educação Permínio Pinto entregou um suposto esquema de caixa 2 na campanha à reeleição do tucano à Prefeitura de Cuiabá, em 2008. O arranjo envolveria cerca de 20 empresas que possuíam contratos com o município e teria sido concretizado utilizando empréstimos com o Banco Industrial e Comercial S.A. (BicBanco).

Entre os documentos entregues por Permínio como prova do esquema consta planilha com pagamento de despesas não contabilizadas e após o período eleitoral, citando valores de R$ 10 mil a R$ 1,4 milhão. A delação foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017 e o inquérito foi aberto em 2019. O Ministério Público Estadual (MPE) pediu mais 90 dias para se manifestar após o prazo ter esgotado em janeiro deste ano.

Em trecho da delação, Permínio, à época, abriu mão da candidatura à reeleição como vereador por Cuiabá para assumir a coordenação financeira da campanha de Wilson, “em razão do compromisso político partidário que sempre manteve com o PSDB”.

Ele explica que o dinheiro para a campanha era separado em três partes: receitas oficiais de campanha, receitas não contabilizadas e receitas após o término das eleições (restos a pagar). De acordo com Permínio, o caixa 2 foi feito a pedido do próprio Wilson, que orientou a arrecadar o dinheiro junto às empresas que prestavam serviços à Prefeitura. Após as eleições, as empresas teriam feito empréstimos junto ao BicBanco que, por sua vez, teria recebido aval da Prefeitura de Cuiabá informando créditos que as empresas tinham a receber do município.

Para quitar os empréstimos, as empresas receberiam valores da prefeitura em forma de pagamentos aos seus contratos em vigência, segundo o delator.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024