Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

CANARANA - Guarda de bebê indígena enterrada viva é concedida ao pai Kayani Trumai Aweti, após decisão judicial.

02 de Agosto de 2019 as 16h 54min

Processo, que julga o caso da menina, segue na 1º Vara de Canarana – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A guarda provisória da bebê indígena Analu Paluni Kamayura Trumai foi concedida ao pai, Kayani Trumai Aweti, após decisão judicial. Com um ano e quatro meses, Analu estava sob tutela da Fundação Nacional do Índio (Funai) e acolhida na Casa da Criança e do Adolescente Hygino Penasso, em Canarana.

O processo, que julga o caso da menina, segue na 1º Vara de Canarana, sob responsabilidade do juiz Darwin de Souza Pontes, em segredo de Justiça. Em setembro do ano passado, a Justiça solicitou um exame de DNA para comprovar a paternidade da criança.

No último dia 28 de fevereiro, o Ministério Público Estadual se manifestou pela guarda a favor do pai da criança, Kayani Trumai Aweti, de outra etnia. Porém, havia também o interesse da mãe, que é adolescente e também de uma tia de Analu. Após o resultado positivo do exame de DNA, Kayani também foi submetido a estudos psicossociais e antropológicos, para avaliar se ele tinha condições de receber a menina.

 

RELEMBRE

O CASO

A criança foi resgatada por policiais militares após denúncia anônima, informando que uma indígena de 15 anos tinha dado à luz um bebê que havia sido enterrado ao lado da residência onde mora a família. A criança foi colocada na vala por volta de 14h e resgatada às 21h.

Investigações da Polícia Civil logo apontaram que a bisavó da recém-nascida, Kutsamin Kamayurá, 57 anos, e a avó Topoalu Kamayura, 33, premeditaram o infanticídio. A motivação seria porque não aceitavam que a adolescente fosse mãe solteira. Em depoimento, ambas confirmaram que haviam tentado que a adolescente abortasse a criança.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024