Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

CANARANA: Focos de raiva em 2020 colocam produtor em situação de alerta

Houve casos em diversas regiões de Canarana – Foto: Divulgação

02 de Dezembro de 2020 as 07h 00min

Houve casos em diversas regiões de Canarana – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Neste ano de 2020, Canarana apresentou vários focos de raiva detectados em bovinos, em diferentes localidades (Serra Dourada, Tanguro e MT-110). Até o início de novembro, havia três focos de raiva distribuídos em praticamente todo o município.

O pecuarista, ao observar a mortalidade anormal de animais com alterações neurológicas (dificuldade de locomoção, movimentos desordenados da cabeça, sinais que sugerem engasgo), ocorrência de sugaduras e abrigos de morcegos, deve notificar o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). A notificação permite que a unidade identifique se são hematófagos ou não, para fazer o controle das colônias de morcegos.

Conforme a médica veterinária da Unidade Local de Execução do Indea em Canarana, Renata Tiarini, nos últimos dias, um foco se encerrou porque tem mais de 90 dias que não há mortalidade de animais notificados naquela região. “Mas nós ainda estamos com dois focos ativos. Além disso, não houve notificação de doenças com sintomatologia neurológica e nem demanda à campo para que fossem coletar material devido à suspeita de raiva”, explica.

De acordo com a unidade local, os produtores têm realizado a vacinação antirrábica, melhorando os índices consideravelmente. Contudo, a Unidade e a Secretaria de Agricultura de Canarana reforçam a importância de todos realizarem a vacinação e o controle de sugaduras e abrigos de morcegos.

Renata ressalta ainda, que a vacinação das fêmeas de 3 a 8 meses contra a brucelose deverá ser realizada até o dia 5 de janeiro de 2021.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024