Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

CANARANA: Sindicato consegue registro de duas variedades de gergelim

Maioria das variedades não é registrada, gerando problemas junto à fiscalização

17 de Setembro de 2020 as 06h 00min

Variedades Trebol e K3 foram registradas junto ao Mapa – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O gergelim se tornou uma das principais culturas de safrinha na região do Médio Araguaia, em Mato Grosso, competindo com o milho em área plantada. Porém, a grande maioria das variedades plantadas não é registrada, o que já está gerando problemas junto aos órgãos de fiscalização.

Para trazer uma solução, o Sindicato Rural de Canarana conseguiu junto ao Ministério da Agricultura o registro das variedades de gergelim Trebol e K3. Em outras palavras, significa agora que a entidade se tornou a dona das variedades e fará parcerias e investimentos para a purificação das sementes.

Uma das parcerias é com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), que fará pesquisas e a purificação varietal. O IMA já vem fazendo trabalhos na região com o gergelim. A partir da purificação, se obtém a semente básica que servirá para a multiplicação e posterior repasse aos produtores para o plantio em escala comercial.

O presidente do Sindicato Rural de Canarana, Rodrigo Piccinini, acredita que esse processo demore mais dois anos. “Pode ser que seja mais rápido se a semente coletada estiver mais pura, mas se tiver muita mistura com outras variedades vai ser mais lento”, explica.

Enquanto demorar esse processo, os produtores continuarão a plantar as sementes que eles mesmos salvam e guardam todos os anos. Para evitar problemas, o SRC mantém conversas com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). “Pretendemos fazer um pré-cadastro junto ao sindicato, para autorizar os produtores a plantar as sementes que eles têm em casa. Com isso, queremos fazer um termo de compromisso e conseguir a liberação do Indea até a disponibilização das variedades purificadas”, disse.

Todo esse trabalho demanda investimentos e a tendência é que após a purificação, se estude uma forma de arrecadação, tipo royalties, que servirá tanto para a manutenção das pesquisas, quanto do próprio SRC, que precisa de uma forma de arrecadar recursos após o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical.

“Unir a classe pra gente ter a manutenção desse banco genético dentro do sindicato, além de poder explorar novas variedades, novos germoplasmas, com outras variedades de gergelim que se adaptem à região. Isso tudo tem um custo. Mas vamos discutir em reuniões para formatar uma maneira de evoluir geneticamente e, também, trazer junto a sustentabilidade desse projeto junto ao sindicato”, coloca Piccinini.

Na última safra, Canarana plantou 85 mil hectares com gergelim, conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri). Para a safra 2021, Rodrigo não acredita em aumento de área por conta dos bons preços do milho, que anima os produtores a promover a rotação de culturas.

Na última safra foram quase 100 mil hectares plantados com milho no município. “A janela de chuvas é que define muito isso e a tendência é que o produtor faça uma rotação aproveitando o preço do milho. Mas o produtor não vai deixar o gergelim de lado, porque nossa janela para plantar o milho é pequena”.

Veja Mais

Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 08h 12min


Projeto de polinização alia biodiversidade à agricultura sustentável

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 07h 08min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024