Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

CAR: Produtores devem retificar informações até fim do ano

Analista explica que o prazo segue vigente

26 de Maio de 2020 as 08h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Um diagnóstico detalhado – e preciso – sobre a situação ambiental de uma propriedade rural. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem “natureza” declaratória, caráter permanente e deve ser atualizado sempre que houver alteração física, cadastral, espacial e/ou legal da propriedade. Ou seja, toda e qualquer mudança que venham a ser feitas precisam ser informadas e atualizadas no sistema.

De acordo com a analista meio ambiente da Famato, Laura Rutz, apesar de o CAR não ser “algo novo” na lista de demandas de quem vive no campo, ainda desperta dúvidas entre os produtores rurais. Uma delas refere-se ao sistema que deve ser utilizado para o lançamento das informações. Isso porque Mato Grosso é um dos estados que possuem um sistema próprio (SIMCAR), o que exige a migração e a retificação dos dados que já tenham sido lançados no sistema federal (SICAR).

Laura explica que alguns dados foram migrados automaticamente da base federal para a estadual. Porém, o sistema estadual (SIMCAR) requer informações adicionais que não eram exigidas na base federal, o que reforça a necessidade de que essa “atualização” seja feita, mantendo a validade do CAR. Em Mato Grosso, o prazo para que isso seja feito vai até o dia 31 de dezembro.

A analista ressaltou a importância de que os produtores façam essa atualização e verifiquem o “status” da propriedade no sistema estadual. “É preciso fazer esta atualização para que o CAR ainda tenha validade”, alerta.

Ela reforçou ainda que a Lei 13.887/2019, que tornou permanente o prazo para inscrição no CAR, tem gerado “certa confusão” no campo. “O prazo para retificação segue valendo em Mato Grosso. Quem ainda não fez o CAR deve providenciá-lo ‘para ontem’, já que o documento é um dos itens exigidos para a aprovação de financiamentos, por exemplo”, conclui.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024