Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

CAUSARAM DESGASTE: Entenda motivos que fizeram Messi querer sair do Barça

Novela Neymar sem final feliz, atrito com Abidal, insatisfação com troca de treinadores...

27 de Agosto de 2020 as 10h 00min

Inúmeros fatores desgastaram relação entre Messi e Barcelona – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

A notícia que mexeu com o mundo do futebol foi a confirmação por parte da imprensa europeia de que Lionel Messi comunicou ao Barcelona que quer deixar o clube. Em uma temporada sem títulos, algo que não acontecia desde 2007/08, a equipe se despediu sofrendo uma trágica goleada por 8 a 2 para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões da Europa. Mas isso foi apenas a gota final do copo d'água cheio de desgaste para o craque.

A temporada 2019/20 se arrastou com insatisfação na montagem do elenco e com uma série de desentendimentos do camisa 10 com alguns membros importantes do clube - Eric Abidal e Quique Setién estiveram envolvidos em alguns episódios e já não estão mais no Barcelona.

Mesmo sendo apontado como um dos poucos intocáveis na crise - ao lado de Ter Stegen, Lenglet e De Jong -, Messi resolveu colocar um ponto final em sua gloriosa passagem pelo Barça sem nem esperar uma reformulação no plantel feita por Ronald Koeman, o novo treinador. Veja abaixo alguns motivos que pesaram para sua decisão.

 

NOVELA NEYMAR

As últimas montagens de elenco não corresponderam às expectativas de Messi por um projeto vencedor. O argentino não escondeu sua frustração, por exemplo, ao ver Neymar pemanecer no PSG. O Barcelona garantiu ter feito o possível pelo retorno do brasileiro, mas o clube francês bateu o pé pela sua permanência.

Em novembro de 2019, a revista France Football publicou uma mensagem enviada por Messi a Neymar em que o argentino revelava durar mais duas temporadas no clube catalão - algo que está sendo abreviado agora. Tratando o brasileiro como seu sucessor no Barça, Messi havia dito que "somente juntos poderiam vencer a Champions".

Em fevereiro de 2020, Messi afirmou que Neymar estaria disposto a pedir desculpas à torcida para retornar ao clube. Mas a novela acabou sem final feliz para o lado do camisa 10 do Barça, que já tinha o sentimento de que o clube não fez tudo que estava ao seu alcance.

 

troca de técnico

O presidente do Barcelona tinha o desejo de mudar o comando desde a dolorosa derrota por 4 a 0 para o Liverpool na semifinal da Champions 2018/19, mas decidiu seguir com Ernesto Valverde, que havia sido campeão espanhol, para a temporada seguinte. O técnico contava com o apoio do elenco e chegou a ser defendido publicamente por Messi, que chamou a culpa pelos tropeços para os próprios jogadores.

Porém, em janeiro deste ano, a mudança foi feita. Quique Setién, que havia deixado o Bétis oito meses antes, foi contratado, mas não conseguiu melhorar o desempenho do time como era esperado. Atritos surgiram no vestiário e a relação ficou desgastada entre comissão técnica e os veteranos do elenco.

Algo que ficou escancarado em fala de Messi no dia em que o Barcelona perdeu para o Osasuna e viu o título espanhol de 2019/20 ficar com o Real Madrid. "Tudo que a gente viveu desde janeiro tem sido muito ruim", afirmou, prevendo que as coisas seriam difíceis nos jogos que ainda restavam.

 

POSTURA

DE ABIDAL

A repercussão após a saída de Valverde fez surgir um atrito entre Messi e o ex-lateral-esquerdo, que já foi seu companheiro de time. No cargo de secretário-técnico, Abidal justificou a demissão do treinador dizendo que os jogadores reclamaram do trabalho que estava sendo feito.

Messi, então, fez algo bastante incomum e foi às redes sociais para externar sua insatisfação com as frases ditas pelo dirigente. O argentino postou um print de entrevista e rebateu Abidal, dizendo que ele "deveria dar nomes, pois, caso contrário, estariam sujando todos e alimentando coisas que são ditas e não são verdadeiras".

 

DESGASTE

Em fevereiro de 2020, circularam informações de que o Barcelona havia contratado uma empresa para defender o presidente do clube, Josep Bartomeu, e criticar jogadores - incluindo Messi - nas redes sociais. Algo que foi desmentido pelo clube, mas que gerou mal-estar.

Cerca de um mês depois, um novo episódio expôs a relação ruim entre diretoria e atletas. Com as competições paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus, a questão da redução salarial gerou mais desgaste. Seis dirigentes deixaram o Barcelona criticando a forma como Bartomeu lidou com o caso.

Para eles, a demora do elenco em aceitar reduzir os valores em 70% não foi vista com bons olhos. Messi se sentiu incomodado e emitiu nota oficial (veja abaixo) para esclarecer os fatos e demonstrar insatisfação com a "pressão sobre algo que sempre tiveram total noção do que fariam".

 

DISPENSA DE SUÁREZ

O anúncio de que Koeman não contaria com o uruguaio para a próxima temporada foi o ato final para motivar a saída de Messi. Grande amigo e companheiro de time do camisa 9 há seis temporadas, o argentino ficaria sem seu braço direito no ataque do Barcelona, já que peças como Griezmann e Dembelé, que custaram altas cifras, não tiveram o mesmo encaixe.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024