Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

CHAPADA DOS GUIMARÃES: Filhotes de tucano resgatados ganham lar temporário

Dos 5 filhotes, 3 tiveram asas mutiladas

25 de Janeiro de 2020 as 06h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Cinco filhotes de tucano resgatados em operações contra o tráfico de animais foram levados nesta quinta-feira (23) para um sítio, onde vão ficar sob a guarda provisória de um voluntário.

Cinco filhotes de tucano resgatados em operações contra o tráfico de animais ganharam um lar temporário até que estejam preparados para viver na natureza. As aves estavam no Batalhão Ambiental de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e nesta quinta-feira (23) foram levadas para um sítio, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

Três deles chegaram ao abrigo de animais com sinais de maus-tratos. Estavam com as asas cortadas.

Depois do resgate, em dezembro e janeiro, as aves foram levadas ao Departamento de Animais Silvestres da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde foi feita avaliação do estado de saúde. Então, encaminhadas o Batalhão Ambiental, que funciona como viveiro de recuperação e ressocialização para animais resgatados.

Ao todo, eram seis filhotes. No entanto, um deles apresentou problemas pulmonares e foi encaminhado para o Hospital Veterinário da UFMT. Quando estiver bem, também deve fazer parte desse projeto desenvolvido por equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da UFMT que preparam as aves para a reintrodução na natureza.

Os cinco tucanos estão sob a guarda provisória de um cuidador voluntário, até que tenham condições e capacidade de viverem sozinhos.

A guarda provisória de animais silvestres é uma ação prevista pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) desde 2013. É concedido ao cuidador voluntário um Termo de Guarda de Animal Silvestre (TGAS), por meio da qual ele assume a responsabilidade pelo animal resgatado, apreendido ou entregue espontaneamente.

Veja Mais

Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 08h 12min


Projeto de polinização alia biodiversidade à agricultura sustentável

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 07h 08min


Gabigol protagonizou polêmicas e perdeu espaço no Flamengo em um ano

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 06h 09min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024