Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

CHAPADA DOS GUIMARÃES Incêndio queima cerca de mil hectares no Parque Nacional

15 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Fogo atingiu outras áreas e já destruiu aproximadamente 2 mil hectares – Foto: ICMBio

DA REPORTAGEM

 

Um incêndio atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e queimou cerca de mil hectares. Bombeiros, brigadistas e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tentam controlar as chamas que continuam avançando.

De acordo com o ICMBio, o fogo começou na sexta-feira (9), fora do parque. No entanto, as chamas invadiram a reserva após percorrerem mais de 15 km, em quatro dias. O incêndio atingiu uma área de aproximadamente dois mil hectares fora do parque. Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também trabalham para controlar o fogo.

Aeronaves do Corpo de Bombeiros estão fazendo sobrevoos todos os dias, para monitorar o avanço das chamas. No total, cerca de 35 pessoas trabalham para conter o incêndio.

 

NÚMEROS

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 11 mil focos de calor foram registrados no estado, de janeiro até o momento. Dados revelam um aumento de 40% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Em algumas regiões não chove há mais de três meses. De acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, o clima deve continuar seco e não há previsão de chuva para os próximos dias. A umidade do ar deve ficar abaixo dos 30%.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024