Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

CHAPADA DOS GUIMARÃES: Projeto arquitetônico para reformar a praça central

Iniciativa visa estimular o desenvolvimento econômico e resgatar turismo

11 de Fevereiro de 2021 as 11h 29min

​​​​​​​Ideia é estimular desenvolvimento e resgatar turismo – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), já está atuando para reformar e revitalizar a praça Dom Wunibaldo e o seu entorno, no centro de Chapada dos Guimarães.

A iniciativa atende a uma determinação do governador Mauro Mendes, a fim de valorizar a história da praça, estimular o desenvolvimento econômico e resgatar o turismo no Município.  A praça, junto à igreja Nossa Senhora de Santana, é um dos principais pontos turísticos de Chapada dos Guimarães e patrimônio histórico de Mato Grosso.

O projeto de reforma e requalificação foi elaborado em conjunto entre a Sinfra e Sedec, e apresentado ao prefeito Osmar Froner de Mello, secretários, vereadores e população.

A proposta de reforma busca trazer um conceito mais moderno de arquitetura, sem perder a característica original da praça, de acordo com a secretaria-adjunta de Cidades da Sinfra, Rafaela Damiani.  “Essa é a praça central de Chapada dos Guimarães. Elaboramos um projeto com um conceito que casa a modernidade e o aspecto colonial já presente no local. Será uma obra importante para o Município e vai respeitar todo o traçado histórico. Tivemos uma grande preocupação em fazer o projeto de praça moderna, multiuso, sem perder a cultura”, disse.

Entre as intervenções previstas estão as melhorias na entrada principal, com a alteração do nível do pavimento das ruas laterais, implantação de faixas de pedestre elevadas e calçamento, a fim de melhorar a acessibilidade e evitar que veículos ocupem o espaço da praça. Também está previsto projeto de drenagem, bancos de concreto com encaixe para estacionamento de bicicletas, além de bancos de madeira.

Pensando em fomentar o turismo e circulação de pessoas, o projeto prevê ainda a criação de espaços multiuso, seguindo a tipologia da construção da igreja, onde será possível implantar uma área de alimentação e voltada ao artesanato. Também está prevista a revitalização do entorno, com a pintura das fachadas dos comércios, entre outras intervenções.

“Essa estrutura foi desenhada pensando nos dias de calor, de frio, neblina. Fizemos vários espaços pensando em ocupar o espaço da praça em dias convencionais e não apenas em finais de semana. Queremos que as pessoas usem a praça” afirmou a secretaria-adjunta.

Já o secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, reforçou que o Estado pretende investir no turismo em todo Mato Grosso, especialmente em Chapada dos Guimarães, que é uma cidade rica em belezas naturais.

“Chapada dos Guimarães é um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso e merece toda essa requalificação. A cidade recebe turistas de Cuiabá e do interior todo fim de semana e queremos incentivar ainda mais estas visitas. Porque a cidade tem beleza única: paredões, trilhas, cachoeiras, o ecoturismo unido ao turismo cultural e histórico”, disse Jefferson Moreno.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024