Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

CODEM DEFINE: Feijão, gergelim, girassol e peixe: novas cadeias produtivas no estado

Critérios foram definidos em reunião realizada esta semana

12 de Março de 2021 as 06h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Codem) definiu em reunião nesta semana os critérios para inclusão de novas cadeias de produtos agropecuários no Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e incluiu as cadeias do feijão, do gergelim, do girassol e do peixe.

“Agora discutiremos no Condeprodemat os percentuais de incentivos para que as cadeias se viabilizem e que especialmente os pequenos produtores possam trabalhar para desenvolve-las e que o estado tenha outra matriz de desenvolvimento com geração de emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e presidente do Codem, César Miranda.

Os conselheiros do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) devem definir em reunião os percentuais de incentivos para estes novos produtos. O coordenador do Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Sérgio Leal, apresentou estudo com a definição das novas cadeias.

Na resolução aprovada pelo Codem, estão listadas que as novas cadeias de produtos agropecuários são aquelas em que um ou mais de seus elos apresentam um ou mais pontos de desencadeamento; produção incipiente e/ou irrelevante frente às cadeias predominantes; fraquezas mais relevantes que as forças em uma matriz SWOT; baixa incorporação tecnológica em seus elos; pacotes tecnológicos específicos não estabelecidos; aspectos mercadológicos, organizacionais, de financiamento e investimentos sem estruturação efetiva; produção intermitente ou sem volumes compatíveis com as demandas de mercado; estoques irregulares; logística desarticulada.

 

CARTAS

DE FCO

Ainda na reunião do Codem foram aprovadas 12 cartas-consultas de FCO Empresarial, com valor a ser financiado de R$ 61,797 milhões, com geração prevista de 816 empregos diretos e 1.978 empregos indiretos. Em relação ao FCO Rural, foram aprovadas 57 cartas-consultas, com valor a ser financiado de R$ 211,707 milhões e geração prevista de 220 empregos diretos e 331 empregos indiretos.

“Os recursos do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) são importantes para Mato Grosso, pois vai incrementar os investimentos e irrigar nossa economia. São fundamentais para que se desenvolvam novos projetos e a geração de empregos”, finaliza Miranda.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024