Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

COLíDER: Realizado encontro com servidores da saúde

O Objetivo é debater combate ao mosquito transmissor de dengue, zica e chikungunya

10 de Setembro de 2019 as 15h 25min

Foto: Divulgação

Assessoria

Um encontro com agentes e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, no auditório da Previ Líder, nesta terça (10.09) e quarta-feira (11), debate ações de combate e controle de dengue, zica vírus e Chikungunya em Colíder. Ione de Oliveira dos Santos, do setor de Vigilância Sanitária do Escritório Regional de Saúde, apresentou dados epidemiológicos em Mato Grosso e na região.

Com base nessas informações, será elaborado um plano de contingência para Colíder, que conterá os cenários possíveis de processos epidêmicos disseminados pelo aedes aegypti, que é o nome científico do mosquito que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika e chikungunya.

Ione relata que em 2019 foi verificado, através da notificação de números de casos das doenças, uma mudança no comportamento do mosquito nos municípios da região de Colíder. “Nos anos anteriores a comunicação de casos aconteciam mais durante o período chuvoso, o que é esperado como normal. Mas esse ano a gente observa que o número de casos tem aumentado na estiagem em detrimento ao período de chuvarada”, informa.

Segundo ele, essa mudança de comportamento faz com que surjam novos criadouros de aedes aegypti, devendo aumentar significativamente a incidência de doenças na época de chuva. “Em breve, estaremos no período chuvoso e as condições de proliferação do vetor aumentam. E essas doenças se disseminam muito facilmente”, alerta.

Para prevenir o processo epidêmico, Ione de Oliveira diz que é importante que a gestão municipal e as equipes de saúde estejam atentas e adotem ações eficazes de controle e eliminação dos criadouros do mosquito. “Sem isso, fica muito difícil, porque nós temos em Colíder um histórico de momentos de instalação da epidemia de dengue. Vamos lembrar de 2009, que foi um ano muito difícil para a municipalidade”, comenta.

O representante do Escritório Regional de Saúde acrescenta que o número de casos das doenças transmitidas pelo aedes aegypti estão registrando grandes aumentos em todo o País. “Vem aumentando. Por isso é importante debatermos e planejarmos agora essas ações que deveremos implantar aqui em Colíder para conter o mosquito”, pontua Ione de Oliveira.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024